Entretenimento

Diretoria de Teatros de AL divulga resultado final do edital de artes visuais

Quatro exposições foram selecionadas pelo Diteal e serão abertas ao público já em novembro deste ano

Por Redação com Ascom Diteal 14/10/2021 11h11
Diretoria de Teatros de AL divulga resultado final do edital de artes visuais
Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro - Foto: Reprodução

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) publicou, nesta quarta-feira (13/10), conforme o prazo estipulado no edital, os projetos selecionados para ocupação da galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Quatro exposições foram escolhidas para serem abertas ao público, de novembro de 2021 a março de 2022.

Recebemos mais de 70 propostas, um número considerável, com grande diversidade de técnicas e temáticas, além da excelente qualidade. Agradecemos aos participantes e parabenizamos os proponentes selecionados. Convidamos os que não tiveram o seu projeto contemplado para que participem no próximo edital”, pontuou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Após as inscrições, que duraram 45 dias, vieram a fase de habilitação dos documentos, realizada pela Coordenadoria Jurídica da Diteal, seguida pela etapa do recebimento e resposta aos recursos, e, então, foi a vez da Comissão Especial de Seleção, formada por Kelcy Ferreira, produtora cultural/Arte-educadora; Irene Bonan, chefe de gabinete da Diteal, e Alexandre Holanda, gerente artístico e cultural da Diteal, se reunir para avaliar e selecionar as propostas.

Foi uma grande oportunidade de conhecer artistas do nosso Estado e os que se renovam, de outros estados e países... o alcance do Edital é algo importante para destacar. O alto nível dos projetos foi o maior desafio enfrentado. A expectativa é de que as exposições selecionadas sejam espaços de fruição artística que contemplarão diversas modalidades das artes visuais: escultura, instalações, xilogravura, pintura (técnica mista) e fotografia. Esperamos que sejam espaços de encontro, diálogos, troca de saberes, acessibilidade e valorização da capacidade criativa das artistas”, observou Kelcy Ferreira, integrante da Comissão Especial de Seleção.

A Diteal entrará em contato com os selecionados para tratar sobre os detalhes da realização das exposições, tais como montagem, materiais de divulgação, entre outros. A pessoa jurídica ou física representante do projeto selecionado receberá premiação em dinheiro, sendo R$ 12.000,00 para cada exposição que ocupará os dois pisos na galeria e R$ 7.000,00 para cada mostra que será realizada em um único espaço, sendo primeiro piso ou mezanino.

Veja os projetos selecionados:

"Rupturas", de Josian Paulino, selecionado para o Salão I

"Diálogos essenciais entre culturas", do Museu Coleção, selecionado para os salões I e II

"J Borges - O Mestre da Xilogravura", da Cactus Produções, selecionado para os salões I e II

"Me olhe nos olhos", de Igor Rodrigues, selecionado para o salão II