Entretenimento

Cineasta pernambucano lança, 'Nem Tudo Se Desfaz' sobre a eleição e campanha de Bolsonaro

Abordará manifestações de 2013, facada de Adélio Bispo e depoimento de Carlos Bolsonaro

Por Redação com Jovem Pan 21/09/2021 14h02
Cineasta pernambucano lança, 'Nem Tudo Se Desfaz' sobre a eleição e campanha de Bolsonaro
Regina Duarte animada na platéia - Foto: Reprodução

Foi lançado na última segunda-feira (20), no Petra Belas Artes, em São Paulo, o filme ‘Nem Tudo se Desfaz’, que retrata o processo de eleição de Jair Bolsonaro.

Com depoimentos, imagens de arquivos e uso de muitos recursos sonoros, busca construir uma linha narrativa em que um fato leva a outro: Lava Jato, impeachment, prisão de Lula, campanha de Bolsonaro, facada, vitória e posse.O trajeto da narrativa parte das manifestações contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e vai até o período de campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. Segundo o cineasta Josias Teófilo, as jornadas de junho de 2013 representaram um cenário de mudança que culminou no contexto político das eleições de 2018. “É um documentário com entrevistas da esquerda e da direita. As pessoas vão poder ver e julgar"

A estreia do documentário foi marcada por presenças como da ex-secretária nacional de Cultura Regina Duarte, o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten, deputados federais como Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Hélio Lopes (PSL-RJ) e estaduais como Douglas Garcia e Gil Diniz.

Para Josias, o filme mostra que na história dos grandes movimentos revolucionários, “nada é novo, tudo se repete”. Vem daí o título, uma espécie de resposta ao bordão do Manifesto Comunista, de que “tudo que é sólido desmancha no ar”.

O filme a princípio, será mostrado em sessões especiais, como a ocorrida em São Paulo. As próximas exibições confirmadas são no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belém, Recife e Blumenau, e a lista deve crescer. Até o final do ano, o documentário entra também no site oficial do filme e em serviços de streaming.