Entretenimento

Semana do Teatro Alagoano começa no próximo dia 14 no Deodoro

Por Assessoria 07/05/2015 15h03
Semana do Teatro Alagoano começa no próximo dia 14 no Deodoro
Foto: Foto: Huebert Missano

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), em parceria com os grupos Cena Livre, Cia. Nêga Fulô, Grupo Joana Gajuru e Cia. Armazém de Teatro, promove a Semana do Teatro Alagoano entre os dias 14 e 17 deste mês, no Teatro e na praça Deodoro e no Complexo Cultural, com espetáculos com entrada franca e a preços populares. A data é uma homenagem ao aniversário de Linda Mascare-nhas, grande dama do Teatro de Alagoas, que nasceu em l4 de maio de 1895, em Maceió.

Segundo a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf, a Semana do Teatro é uma programação que visa estender ao público alagoano o acesso a espetáculos de qualidade a preços populares. “Essa programação que já é tradição possibilita manter a marcar da atual administração da Diteal, que é a democratização da cultura”, destaca ela.

 Já o diretor artístico do órgão, Alexandre Holanda, enfatiza que a Semana do Teatro Alagoano faz parte do constante trabalho da Diteal para a formação de plateia, principalmente levando o produto cultural do Estado.

A programação começa com o espetáculo ‘O Diário de Anne Frank’ do Grupo Cena Livre, no dia 14, às 14h30, no Teatro Deodoro, com entrada franca.  O espetá-culo é voltado para alunos da rede pública de ensino. As escolas interessadas em trazer seus alunos devem entrar em contato pelo telefone 3315-5665 ou pelo [email protected] 

O diário foi lançado em 1947 e conta a saga de duas famílias, os Frank e os van Daan, mais o dentista Dussel, que se escondem num sótão de um armazém para fugir da perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

Ainda no dia 14, a programação traz ‘O Romance de Clara com D. Carlos de Alencar’, com a Cia Nêga Fulô, às 17h, na praça Deodoro. Às 19h30, é a vez do en-saio geral do espetáculo ‘Fritrizmac’, aberto ao público, no pátio do Complexo Teatro Deodoro, com o Grupo Joana Gajuru. No dia 15, às 17h, a programação recomeça com “Torturas de Um Coração”, com Cia. Nêga Fulô, na  praça Deodoro.

No dia 16 estreia ‘Fritrizmac’ com Cia. Joana Gajurú, aberto ao público, às 18h, no Pátio do Complexo Cultural Teatro Deodoro. E às 20h, acontece o espetáculo ”O Dia em Que Sam Morreu”, da Cia. Armazém de Teatro, no Teatro Deodoro, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 

Após a apresentação, acontece um bate papo com o diretor e dramaturgo Paulo de Moraes, sobre o processo de criação do espetáculo. A Companhia nasceu em Londrina (PR) e se instalou no Rio em 1998, fazendo espetáculos históricos, como “Toda Nudez será Castigada”, “Inveja dos Anjos” e “Alice através do Espelho”.

E encerrando a Semana Alagoana de Teatro, no dia 17, às 18h, mais uma apresentação da peça ‘Fritrizmac’, aberta ao público, no Pátio do Complexo Cultural Teatro Deodoro. E às 20h, reapresentação do  “O Dia em Que Sam Morreu”, às 20h, no Deodoro.

Linda Mascarenhas

Linda Mascarenhas foi a responsável maior pela concretização da atividade teatral do Estado. Após três décadas sem grupos teatrais, Linda reativou, em 1944, o teatro amador em Maceió. A atriz fundou a Associação Teatral de Alagoas, a ATA, em 1955, grupo que até hoje se encontra em atividade. Linda faleceu em 1991 e em 09 de junho de 2001, foi promulgada a lei nº 6.243 de 02 julho de 2001 que declarou o 14 de maio como Dia Alagoano do Teatro.