Eleições 2026

Marx Beltrão aponta eleição de Flávio como chance para Alagoas crescer

Deputado federal reeleito afirma que cenário político formado após a eleição pode ampliar a articulação do estado em Brasília

Por Redação 06/10/2026 13h01
Marx Beltrão aponta eleição de Flávio como chance para Alagoas crescer
. - Foto: Reprodução

Reeleito para a Câmara dos Deputados com 100.705 votos, Marx Beltrão (União Brasil) voltou a defender, nesta terça-feira (6), a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República. Para o parlamentar, o resultado das eleições em Alagoas criou uma configuração política que, na avaliação dele, pode representar uma oportunidade para o estado ampliar sua interlocução com o governo federal.

Ex-ministro do Turismo e ex-prefeito de Coruripe, Marx afirmou que mantém uma posição política de centro-direita e direita e que seu apoio a Flávio foi apresentado aos eleitores durante a campanha.

“Durante todo o meu mandato parlamentar, sempre deixei claro meu posicionamento político: de centro-direita e de direita. Nunca escondi isso do meu eleitor”, declarou.

Na avaliação de Marx, a formação política definida pelas urnas favorece uma maior articulação do estado caso Flávio Bolsonaro seja eleito presidente.

O deputado citou o governador eleito JHC, os senadores eleitos Arthur Lira e Marina JHC e a composição da bancada federal alagoana, que, segundo ele, será majoritariamente formada por parlamentares de centro e de direita.

Marx também destacou o alagoano Alfredo Gaspar, que, conforme a composição da chapa de Flávio, ocuparia a Vice-Presidência em caso de vitória.

Para o deputado, a presença dessas lideranças poderia aproximar Alagoas do futuro governo federal.

“Flávio terá muito mais aliados em Alagoas do que Lula”, afirmou Marx, ao comparar as alianças políticas construídas pelos dois candidatos no estado.

O parlamentar também citou a derrota de Renan Filho na disputa pelo governo e de Renan Calheiros na eleição para o Senado, além da ausência de deputados federais do PT entre os eleitos por Alagoas, para sustentar sua avaliação sobre o atual cenário político estadual.

Apoio é apresentado como escolha política
Marx também afirmou que seu posicionamento não é motivado por rejeição pessoal a Lula ou à esquerda. O deputado disse condenar discursos de ódio e preconceito e apresentou seu apoio a Flávio como resultado de uma avaliação sobre o atual governo e sobre a necessidade, segundo ele, de mudança.

“Não se trata de ódio a Lula nem à esquerda, mas de uma avaliação objetiva”, declarou.

Na sequência, Marx criticou aspectos da administração federal, mencionando preços, endividamento das famílias e dificuldades econômicas. Também fez críticas ao cenário institucional brasileiro e citou o Supremo Tribunal Federal.

O deputado defendeu ainda a alternância de poder como parte do debate democrático e afirmou acreditar que uma eventual vitória de Flávio poderia abrir um novo cenário político para o país.

“Precisamos de mudança, e essa mudança é somente com Flávio”, disse.

Ao falar especificamente sobre Alagoas, Marx afirmou que a eventual eleição do candidato do PL, combinada com a composição política definida no estado, poderia criar condições para ampliar a participação alagoana nas decisões do governo federal.

*Com informações Assessoria