Eleições 2026

JHC se reúne com Lula em Brasília e anuncia candidatura ao Senado

Ex-prefeito de Maceió havia sinalizado intenção de disputar o Governo de Alagoas, mas nome não foi incluído nas atas entregues à Justiça Eleitoral; prazo para registro das candidaturas termina neste sábado (15)

Por Redação 13/08/2026 12h12 - Atualizado em 13/08/2026 12h12
JHC se reúne com Lula em Brasília e anuncia candidatura ao Senado
Lula e JHC - Foto: Reprodução/Web

O ex-prefeito de Maceió JHC (PSDB) se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, fora da agenda oficial do chefe do Executivo, e anunciou que pretende disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.

Segundo o jornalista, aliados de Lula relataram os bastidores do encontro e o conteúdo da conversa. A reunião, no entanto, não constou na agenda oficial do presidente.

A movimentação ocorre em meio às incertezas sobre o futuro eleitoral de JHC. O ex-prefeito vinha sinalizando a aliados que pretendia disputar o Governo de Alagoas, mas seu nome não foi incluído nas atas encaminhadas à Justiça Eleitoral como candidato ao cargo.

Nos bastidores, JHC teria justificado a ausência como parte de uma estratégia para dificultar a articulação dos adversários. A ideia seria manter o grupo adversário sem clareza sobre os próximos movimentos eleitorais.

O encontro com Lula, porém, acrescenta uma nova possibilidade ao cenário e indica que o ex-prefeito pode mudar de projeto e entrar na disputa por uma das duas vagas de Alagoas no Senado.

Composição ao Senado


A indefinição também afeta a composição da chapa majoritária. A ata da Federação União Progressista reservou uma das candidaturas ao Senado para o deputado federal Arthur Lira (PP), enquanto a segunda vaga ficou destinada à Federação PSDB/Cidadania.

Marina Candia, esposa de JHC, chegou a ser anunciada pelos senadores Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho como candidata ao Senado. Apesar disso, ela permanece registrada na ata do PSDB/Cidadania como candidata a deputada federal.

Com uma eventual candidatura de JHC ao Senado, a composição da chapa precisaria ser reorganizada.

Prazo termina neste sábado


As chapas ainda podem sofrer alterações antes do fim do prazo para o registro das candidaturas, que termina neste sábado (15).

Até o momento, JHC não anunciou publicamente a mudança de projeto eleitoral nem detalhou como ficará a composição da chapa de seu grupo político caso confirme a candidatura ao Senado.