Eleições 2026
Renato Filho aponta transformação de área de violência em Complexo Esportivo como modelo para Alagoas
Ex-prefeito ressaltou que local antes marcado pelo tráfico de drogas hoje sedia testes de aptidão física para concursos da polícia e atende 4 mil jovens
No último domingo (09), o evento “O esporte fala, Renan Filho escuta” movimentou o Complexo Esportivo do Pilar com demonstrações de 16 modalidades esportivas, reunindo atletas, professores e famílias. Na ocasião, o ex-prefeito do Pilar e pré-candidato a deputado federal Renato Filho (MDB) destacou a transformação social de uma região antes marcada pelo tráfico de drogas e pela criminalidade em um polo de educação e cidadania, apontando o modelo como referência para todo o estado.
Idealizador do equipamento público que atende cerca de 4 mil crianças e jovens no contraturno escolar, Renato Filho relembrou o histórico da localidade e enfatizou a mudança de paradigma alcançada no município.
"Investimos R$ 10 milhões em um bairro que historicamente sofria com altos índices de violência e tráfico de drogas. Antigamente, a polícia entrava aqui para combater a criminalidade; recentemente, o complexo passou a receber a corporação para aplicar testes de aptidão física e formar novos policiais militares, penais e bombeiros. Houve uma virada de chave gigantesca. Esse modelo de integração entre esporte e educação no Pilar pode e deve servir de exemplo para Alagoas, e meu objetivo em Brasília será captar recursos para replicar essa experiência em outros municípios", afirmou Renato Filho.
A relevância social da estrutura também foi pontuada pela deputada estadual Fátima Canuto, que ressaltou o impacto direto do equipamento na prevenção à vulnerabilidade social. “São 4 mil crianças e adolescentes que deixam de estar nas ruas para praticar esportes no segundo turno da escola. O que deu certo no Pilar precisa ser regionalizado para melhorar a vida das famílias em toda Alagoas", declarou Fátima Canuto.
O senador e ministro dos Transportes, Renan Filho, elogiou a visão administrativa do ex-prefeito e garantiu apoio para a expansão da proposta. “O Renato fez uma administração inovadora e criou uma estrutura de referência. Como na política o segredo é olhar e aplicar as boas iniciativas, vou trabalhar para construir complexos como esse por toda Alagoas", ressaltou Renan Filho.
Ao lado das lideranças, Renato Filho reforçou que a viabilização de novas arenas poliesportivas e centros socioeducativos por meio de emendas e articulação federal será uma das bandeiras de sua atuação em Brasília.
*Assessoria
