Economia

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

Durante evento em Salvador (BA), Lula afirmou que o Pix deve ser aprimorado para melhor atender às necessidades dos brasileiros

Por Agência Brasil com Redação 02/04/2026 14h02
Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu, nesta quinta-feira (2), críticas ao sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o Pix, feitas em um relatório do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos.

Durante evento em Salvador (BA), Lula afirmou que o Pix deve ser aprimorado para melhor atender às necessidades dos brasileiros.

“O Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar o Pix, pelo serviço que ele está prestando à sociedade brasileira”, afirmou Lula, sobre o sistema do Banco Central (BC).

Segundo o relatório anual do comércio dos EUA, empresas norte-americanas temem que o Banco Central dê tratamento preferencial ao Pix, em detrimento de outros sistemas de pagamento.

“O Banco Central do Brasil criou, detém, opera e regula o Pix, uma plataforma de pagamentos instantâneos. Nos Estados Unidos, partes interessadas expressaram preocupação com o fato de o Banco Central do Brasil conceder tratamento preferencial ao Pix, que desfavorece os fornecedores de serviços de pagamento eletrônico dos Estados Unidos. O Banco Central exige o uso do Pix por instituições financeiras com mais de 500 mil contas”, diz o documento.

Investigação

No ano passado, o país governado por Donald Trump abriu uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil consideradas supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. Um dos motivos especulados para a medida é de que o BC teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo pertence à Meta, empresa de Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores respondeu que o Pix visa à segurança do sistema financeiro, sem discriminar empresas estrangeiras. A defesa brasileira destacou que a administração pelo BC garante neutralidade ao sistema de pagamentos instantâneos e que outros bancos centrais, inclusive o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos), testam ferramentas semelhantes.

O Pix foi lançado oficialmente no Brasil em 16 de novembro de 2020, mas os estudos para implementação do novo sistema de pagamento datam pelo menos de maio de 2018.

O Relatório de Estimativa do Comércio Nacional de 2026, dos Estados Unidos, foi divulgado em 31 de março e aborda questões de diversos países que podem representar “barreiras” ao comércio exterior norte-americano.

Sobre o Brasil, o documento também trata de temas como mineração ilegal de ouro, extração ilegal de madeira, leis trabalhistas, legislações sobre plataformas digitais, Lei Geral de Proteção de Dados, taxa de uso de rede e satélites.

VLT de Salvador

Lula participou nesta quinta-feira de entregas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de mobilidade urbana em Salvador, na Bahia, e visitou obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital baiana. Um trecho do transporte público já está em testes operacionais.

O projeto do VLT conta com R$ 1,1 bilhão em investimentos do governo federal. Também foram autorizados editais e estudos para a ampliação do sistema sobre trilhos.