Economia
Desconto do IPTU 2026 em Maceió é apontado como o mais vantajoso entre as capitais, diz Sefaz
Município destaca levantamento de revista especializada sobre pagamento em cota única
A Prefeitura de Maceió informou que o desconto de 20% concedido para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, em 2026, é o mais vantajoso entre as capitais brasileiras. A informação consta em um levantamento publicado pela revista Isto É Dinheiro na última sexta-feira (23) e foi destacada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).
De acordo com o município, em 2025 a inadimplência do IPTU chegou a 45%, o que representa mais de R$ 217 milhões que deixaram de ser arrecadados. Diante desse cenário, a gestão municipal reforça a política de incentivo ao pagamento à vista, por meio do desconto máximo oferecido no país.
“A reportagem apurou os descontos oferecidos na cota única do imposto nas 27 capitais do País e em Brasília, no Distrito Federal, e destaca Maceió como um dos lugares onde vale a pena pagar o IPTU à vista”, informou a Sefaz. O levantamento também aponta que, na capital alagoana, o abatimento supera o rendimento de qualquer investimento conservador no mesmo período.
Segundo a publicação, o desconto praticado em Maceió pode ser de “3 a 10 vezes maior do que o rendimento que o dinheiro teria se investido até março”, tornando o pagamento antecipado mais vantajoso para o contribuinte. O benefício de 20% é válido até o dia 30 de janeiro e não exige critérios adicionais, como adimplência anterior ou participação em programas fiscais.
A Sefaz ressalta que, em outras capitais, o mesmo percentual de desconto está condicionado a regras específicas. Em Campo Grande (MS), por exemplo, o abatimento de 20% só é concedido a contribuintes sem débitos com o município. Já em Florianópolis (SC), o desconto no mesmo percentual foi encerrado no dia 5 de janeiro.
No comparativo com as capitais do Nordeste, Maceió também aparece em posição de destaque, uma vez que os descontos oferecidos por outras cidades da região variam entre 16% e 7%.
De acordo com a Receita Municipal da Sefaz, a política de descontos tem como objetivo estimular a regularização dos imóveis e facilitar a vida do contribuinte. “Desde 2021, a Prefeitura de Maceió oferece os maiores descontos entre as capitais do País. O abatimento é uma maneira do contribuinte economizar e evitar complicações futuras que o débito pode gerar, como a inscrição em dívida ativa, cobranças judiciais, juros e multas, entre outros”, destacou o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Phillippe Félix.
*Com informações da Ascom Sefaz


