Economia

Natal deve movimentar R$ 85,1 milhões na economia de Maceió, aponta pesquisa

Levantamento prevê crescimento de 5,3% nas compras de Natal, avanço do comércio online e consumo mais planejado entre os maceioenses

Por Redação com Fecomércio 16/12/2025 14h02
Natal deve movimentar R$ 85,1 milhões na economia de Maceió, aponta pesquisa
De acordo com o levantamento, 66,8% dos consumidores vão presentear no período - Foto: Reprodução

A magia do Natal promete aquecer a economia de Maceió com uma movimentação estimada em R$ 85,1 milhões, segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo no Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio do Instituto Fecomércio AL.

De acordo com o levantamento, 66,8% dos consumidores pretendem comprar presentes no período natalino. Com um tíquete médio de R$ 332,59, o volume financeiro destinado às compras deve alcançar R$ 57,4 milhões, o que representa um crescimento nominal de 5,3% em relação ao ano passado, equivalente a R$ 2,9 milhões a mais.

Pela primeira vez, a pesquisa também avaliou a intenção de gastos com comemorações. Os dados mostram que 93,2% dos entrevistados planejam realizar algum tipo de celebração, com tíquete médio estimado em R$ 114,89, gerando uma movimentação adicional de R$ 27,7 milhões.

Para o presidente da Fecomércio AL, Adeildo Sotero, o período é estratégico para o setor. “Os últimos meses do ano são bem relevantes para o comércio. O aumento do consumo, estimulado pelas compras de Natal e pela renda extra do décimo terceiro salário, fortalece o caixa das empresas e amplia a capacidade de investimento para o início do próximo ano”, destaca.

Vestuário lidera preferência 


Entre os produtos mais procurados, itens de vestuário lideram as intenções de compra, com 48,3%, seguidos por eletrônicos (23,8%) e brinquedos (13,6%). Também aparecem eletrodomésticos (5,4%), produtos de beleza e cosméticos (4,1%), utensílios domésticos (2,0%), cestas de Natal (1,4%) e livros ou jogos (1,4%).

O levantamento revela ainda um comportamento marcante: 31,1% dos consumidores pretendem se autopresentear, reforçando a preferência por produtos de uso pessoal. Na sequência, aparecem os filhos (21,7%), cônjuges (12,4%), sobrinhos (11%), afilhados (6,8%), netos (5,6%) e pais (5,1%).

Shoppings e Centro concentram compras


Na escolha dos locais de compra, shoppings centers (40,1%) e o Centro de Maceió (30%) seguem como os principais destinos. No entanto, o comércio online apresentou crescimento expressivo, passando de 14,08% em 2024 para 23,3% em 2025. Lojas de rua e bairro (3,7%), supermercados e hipermercados (2,4%) e feiras ou comércio informal (0,2%) têm menor participação.

A maioria dos consumidores pretende gastar entre R$ 101 e R$ 500 (65,6%). O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado — seja parcelado (26,7%), no débito (23,4%) ou no rotativo (9,7%) —, enquanto o PIX aparece com participação relevante de 34,4%.

Comemorações reforçam tradição familiar


As celebrações natalinas devem ocorrer, principalmente, em casas de familiares e parentes (41%) ou na própria residência (35,7%), reforçando o caráter familiar da data. Também foram citados encontros em casas de amigos (12,4%), igrejas (7,7%), clubes e praias (1,3%), restaurantes (1,1%), viagens (0,5%) e shoppings (0,3%).

Os gastos com comemorações variam, com valores entre R$ 50 e acima de R$ 400, sendo mais comum a faixa entre R$ 101 e R$ 200 (21,7%).

Apesar do crescimento projetado, o assessor econômico do Instituto Fecomércio AL, Lucas Sorgato, avalia que o desempenho indica um consumo mais planejado e moderado. “Mesmo com a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos e ganho real de salário, fatores como inflação próxima da meta (4,46%), juros elevados (15%) e alto endividamento das famílias (76,7%) contribuem para um avanço gradual das vendas”, explica.

Segundo ele, o cenário reforça um comportamento mais cauteloso das famílias alagoanas, com maior racionalização dos gastos, mesmo diante da importância do Natal como a principal data do calendário varejista.