Economia
Salário mínimo terá novo reajuste e sobe para R$ 1.621 em janeiro
Quarto aumento real desde 2023 garante ganho acima da inflação e reforça poder de compra
O salário mínimo no Brasil passará a ser de R$ 1.621 a partir de janeiro, conforme previsão do Ministério do Planejamento e Orçamento. O novo valor representa um aumento real de cerca de 2,6%, acima da inflação acumulada em 2025, reforçando o poder de compra dos trabalhadores.
Este será o quarto reajuste real consecutivo desde 2023, primeiro ano do atual governo, acumulando uma valorização de 11,5% acima da inflação no período. O aumento segue a política de valorização retomada nos últimos anos, baseada na fórmula que considera a inflação do ano anterior somada ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Para o reajuste de 2026, entram no cálculo o PIB de 2024, que cresceu 3,4%, e a inflação de 2025, que estava em 4,46% em 12 meses até novembro. Pelo arcabouço fiscal, a parcela do crescimento econômico repassada ao mínimo é limitada a 2,5%.
A política de reajustes anuais interrompe um período de estagnação do piso salarial registrado entre 2017 e 2022. Além de impactar diretamente milhões de trabalhadores, o salário mínimo serve de referência para aposentadorias, pensões, benefícios sociais e negociações salariais, ampliando os efeitos do aumento na economia.
*Com informações Gov.br


