Economia
Pesquisa revela que 43% dos brasileiros veem piora na economia nos últimos 12 meses
Expectativas para o futuro seguem divididas, com 42% acreditando em melhora nos próximos meses
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), revelou que 43% dos brasileiros afirmam que a economia piorou nos últimos 12 meses. Esse dado apresenta uma leve estabilidade em comparação com o mês anterior, quando 42% da população também tinha uma avaliação negativa sobre a situação econômica do país.
Por outro lado, a percepção de melhora na economia aumentou. Enquanto 21% dos entrevistados apontavam uma melhora em outubro, agora 24% acreditam que a situação do país está em trajetória positiva. Já 32% da população considera que a economia permaneceram inalterada no último ano, e 1% optou por não responder ou não soube dizer.
A pesquisa revelou ainda que a percepção sobre a situação econômica varia conforme a faixa de renda. Entre as pessoas com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, a maioria (45%) acredita que a economia piorou. Apenas 32% acham que a situação permaneceu igual, enquanto 22% veem algum tipo de melhora.
Entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos, o cenário é parecido: 44% indicam uma piora na economia, 30% consideram que ela não mudou e 24% veem sinais de recuperação.
Já no grupo com renda familiar de até 2 salários mínimos, a percepção de piora na economia é menor, alcançando 38%, enquanto 34% acreditam que a situação se manteve estável e 27% percebem uma melhora.
Quando se trata das expectativas para o futuro, a pesquisa indica que os brasileiros estão divididos. 42% dos entrevistados acreditam que a economia melhorará nos próximos 12 meses, enquanto 35% preveem uma piora e 21% acham que as condições econômicas vão continuar as mesmas.


