Economia

Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a empresa mais valiosa do Brasil

Banco digital alcançou valor de mercado de US$ 76,97 bilhões nesta terça-feira (28), superando grandes nomes do setor financeiro

Por Redação* 29/10/2025 10h10
Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a empresa mais valiosa do Brasil
Nubank - Foto: Reprodução

O Nubank atingiu um novo marco no mercado financeiro ao alcançar valor de mercado de US$ 76,97 bilhões, ultrapassando a Petrobras, avaliada em US$ 74,67 bilhões, e consolidando-se como a empresa mais valiosa do Brasil, conforme dados do site Companies Market Cap divulgados nesta terça-feira (28).

Com essa performance, o banco digital também supera instituições tradicionais como Itaú (US$ 72,54 bilhões), Vale (US$ 49,60 bilhões) e BTG Pactual (US$ 49,60 bilhões), completando o grupo das cinco companhias brasileiras de maior valor na Bolsa. Na América Latina, o Nubank ocupa o segundo lugar, atrás apenas do Mercado Livre, avaliado em US$ 116,1 bilhões. Em escala global, a fintech figura como a 40ª maior empresa do setor financeiro, à frente de gigantes como BNY Mellon (US$ 75,62 bilhões), Barclays (US$ 75,05 bilhões) e US Bancorp (US$ 73,55 bilhões).

As ações do Nubank registraram alta de 53,7% em 2025, encerrando o pregão de terça-feira a US$ 15,93, próximo do recorde histórico de US$ 16,30, alcançado em 22 de setembro.

O ranking das 10 empresas brasileiras com maior valor de mercado é liderado pelo Nubank, seguido por Petrobras, Itaú Unibanco, Vale, BTG Pactual, Santander Brasil, Ambev, Bradesco, Weg e Klabin.

Em outubro, a Nu Holdings, controladora do Nubank, conquistou o 4º lugar no ranking das 100 empresas que mais crescem em 2025, elaborado pela revista Fortune, que destaca companhias de capital aberto com maior crescimento médio nos últimos três anos. A líder do ranking foi a Nvidia, seguida pela Royal Caribbean e pela Supermicro. O levantamento considera variação de receita, crescimento do lucro por ação e retorno aos acionistas.

“Mais do que os números, este reconhecimento comprova que nosso modelo operacional digital e de baixo custo é eficiente. Ao usar tecnologia para manter uma estrutura enxuta, conseguimos repassar economias aos clientes e estimular o crescimento orgânico”, afirmou Cristina Junqueira, diretora de crescimento (Chief Growth Officer) da Nu Holdings.

Segundo o relatório do segundo trimestre, o banco digital atingiu 123 milhões de clientes, com taxa de atividade mensal superior a 83% e receita recorde de US$ 3,7 bilhões, aumento de 40% em relação ao ano anterior. O custo médio para atender cada cliente ativo permanece em US$ 0,8 por mês.

Nos últimos anos, o Nubank tem disputado com o Itaú Unibanco a posição de banco mais valioso da América Latina. Em fevereiro de 2024, o Itaú retomou a liderança após queda de mais de 15% nas ações do Nubank. Em maio do mesmo ano, o banco digital reassumiu o topo do ranking regional, registrando lucro de US$ 378,8 milhões no primeiro trimestre, alta superior a 160% sobre o ano anterior.

Atualmente, a instituição ocupa o terceiro lugar em número de correntistas no país, atrás apenas da Caixa Econômica Federal (157,5 milhões) e do Bradesco (110,5 milhões), com dados do Banco Central indicando cerca de 100,8 milhões de clientes, superando os 98,5 milhões do Itaú.

*Com informações do G1