Economia
TCE/AL e AMA discutem estratégias para aumento da arrecadação com a reforma tributária
O Tribunal tem constatado uma diferença entre a previsão de arrecadação das prefeituras e os valores que de fato são executados

O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) firmaram um compromisso para apoiar os municípios no aumento da arrecadação própria e no equilíbrio das contas públicas. Eles se uniram nesta segunda-feira (1) para garantir maior eficiência fiscal diante da reforma tributária.
O presidente do TCE/AL, Fernando Toledo, recebeu o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, para discutir medidas que possam reduzir o déficit entre a arrecadação prevista e a efetivamente realizada pelas prefeituras.
Durante o encontro, o presidente do TCE/AL, destacou que, ao avaliar as contas públicas, o Tribunal tem constatado uma diferença entre a previsão de arrecadação das prefeituras e os valores que de fato são executados. Esse déficit, segundo ele, precisa ser corrigido, e o Tribunal está disposto a atuar como parceiro dos municípios nesse processo.
A reunião tratou de mecanismos de apoio técnico e de gestão, que possam auxiliar as cidades a aumentar sua receita própria e, assim, enfrentar com mais segurança as mudanças trazidas pela reforma tributária.
O encontro foi avaliado de forma positiva pelos presidentes, que destacaram o papel da parceria institucional para fortalecer as cidades de Alagoas.
*Com Ascom TCE/AL
