Economia
Com sabores do Alto Sertão, “Mulés Arretadas” representam Água Branca em feira de agricultura familiar em Delmiro Gouveia
Levando delícias como tapioca com ouricuri, bolo grude e rosquinhas de macaxeira, associação mostrou força da culinária regional feitas por mulheres sertanejas

Mulheres do Alto Sertão alagoano mostraram seu talento culinário na Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada neste mês em Delmiro Gouveia. Protagonistas da vez, as integrantes Associação “Mulés Arretadas”, fundada em 2019 e formada por 30 produtoras rurais (22 associadas e quatro pré-associadas), entre familiares e amigos, do município de Água Branca, estrearam no circuito com destaque, levando ao evento delícias típicas da culinária regional nordestina.
O convite para participar da feira partiu do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo e ao empenho das integrantes em capacitações oferecidas pelo Sebrae Alagoas e pelo Senar. Apesar de ter sido formalizada apenas em junho deste ano, a associação já vem se consolidando como referência em produção artesanal e coletiva na região.
10 integrantes foram à feira no municíoio, No estande comandado por Genilda Araújo, atual secretária da associação, o público foi conquistado por sabores autênticos e cheios de memória afetiva: tapioca com ouricuri, o tradicional “mal casado” de coco (conhecido também como “bolo grude”), rosquinhas de macaxeira com carne seca ou goiabada com coco ralado, broas com goiabada e bolos de milho, leite e castanha. Tudo preparado artesanalmente nas cozinhas das próprias associadas, em uma verdadeira rede de cooperação e afeto.
“As mulheres arretadas surgiu em 2019 através dos cursos do Senai um grupo de mulheres resolveram se juntar para trabalhar em coletividade com outras mulheres que gostariam de empreender com os produtos da agricultura que elas mesmos plantavam através das delícias que elas produziam da agricultura familiar foram convidadas para fazer parte da cantina saudável da UFAL do sertão onde foi ficando mais conhecida e esse grupo de mulheres está se fortalecendo a cada dia com apoio do fundo do ecos. A ideia de participar da feira ocorreu em junho, quando percebemos o aumento da demanda pelos nossos produtos. Isso nos motivou a nos organizar, dar um nome ao grupo e sonhar mais alto. Ainda estamos no começo, estruturando nossa sede e adquirindo equipamentos, mas já temos nossa identidade, camisas, e uma vontade imensa de crescer”, afirmou Genilda.
A participação das “Mulés Arretadas” reforça o protagonismo feminino no campo e destaca o potencial das comunidades do sertão alagoano na economia solidária. A participação das “Mulés Arretadas” reforça o protagonismo feminino no campo e destaca o potencial das comunidades do sertão alagoano na economia solidária.
No Instagram da associação (@mulesarretadas), elas compartilham momentos das delícias feitas na cozinha, como pães artesanais, feitos cursos em parceria com Sistema Senar/Faeal; bolo de cocada, pudim e pastel de macaxeira, e outras várias encomendas.
A Feira da Agricultura Familiar faz parte do circuito promovido pelo Governo de Alagoas, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento (Sedics), com apoio da Unicafes. Após passar por Penedo, Arapiraca e Marechal Deodoro, a próxima edição da feira acontecerá em Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto, das 8h às 17h.
