Economia
Economia de Impacto: Alagoas aposta em modelo que une desenvolvimento e transformação social
Estado articula iniciativas que unem retorno financeiro e transformação social

Negócios que geram lucro, melhoram a vida das pessoas e preservam o meio ambiente. Essa é a essência da Economia de Impacto, um modelo que tem ganhado força em todo o mundo e encontra, em Alagoas, um solo fértil para crescer.
Celebrando um ano da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) para fortalecer o Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Simpacto), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) vem fomentando políticas públicas, programas de apoio e iniciativas voltadas à inclusão produtiva em todo o território alagoano.
Para a secretária Alice Beltrão, a Economia de Impacto é uma prioridade estratégica. “Acreditamos que é possível crescer de forma justa e equilibrada. O apoio à Economia de Impacto reflete o nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento que valoriza as pessoas e o meio ambiente”, afirma.
Na prática, esse modelo se materializa em empreendimentos que conciliam retorno financeiro com impacto socioambiental positivo, promovendo soluções concretas para desafios sociais e ambientais.
Diálogo, inovação e cooperação
Um dos marcos mais relevantes desse processo foi a criação do Conselho Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental de Alagoas (Ceinisa), que reúne representantes do Governo estadual, da sociedade civil, do setor privado e da educação. O espaço tem sido fundamental para a construção de políticas integradas e o fortalecimento de redes de cooperação.
“O Conselho permite que diferentes vozes participem da construção das estratégias públicas. É uma forma de garantir que o impacto social esteja no centro das decisões”, explica a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Sedics, Camila Marinho.
Com uma atuação transversal, a Sedics tem contribuído para consolidar Alagoas como uma referência nacional em desenvolvimento com propósito. A Economia de Impacto, além de impulsionar negócios inovadores, amplia oportunidades em territórios de alta vulnerabilidade, gerando emprego, renda e qualidade de vida.
