Economia

Prévia do PIB indica avanço de 0,40% em fevereiro, a 4ª alta seguida

Indicador do Banco Central, o IBC-Br, ficou dentro da expectativa do mercado. Na comparação anual, índice registrou elevação de 2,95%

Por Metrópoles 17/04/2024 09h09
Prévia do PIB indica avanço de 0,40% em fevereiro, a 4ª alta seguida
Prévia do PIB indica avanço de 0,40% em fevereiro, a 4ª alta seguida - Foto: Getty Images

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou crescimento de 0,40% em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17/4) pelo Banco Central (BC).

O número ficou dentro da mediana das expectativas do mercado, embora instituições como o Bradesco tenham previsto um avanço de 0,9%. Ele também representa uma pequena desaceleração sobre janeiro, quando o índice avançou 0,60%.

De acordo com dados do BC, porém, esse foi o quarto mês seguido de crescimento do nível de atividade no país.

Na comparação anual, feita com fevereiro do ano passado, o IBC-Br apresentou elevação de 2,95%. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,34%. O avanço no trimestre móvel encerrado em fevereiro (que abrange também os meses de dezembro e janeiro) foi de 1,23%.

O cálculo do PIB, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do IBC-Br é diferente. O indicador do BC inclui estimativas para agropecuária, indústria e serviços, além dos impostos, mas, ao contrário do índice do IBGE, não considera o lado da demanda.