Economia

Maceioenses deixam Bolsa Família parado em conta e podem ter o benefício suspenso; entenda

Mais de 1.400 maceioenses deixaram de sacar o benefício; valor fica disponível em conta por 120 dias após a liberação do governo federal

Por Ascom Semdes 16/10/2023 16h04
Maceioenses deixam Bolsa Família parado em conta e podem ter o benefício suspenso; entenda
Bolsa Familia - Foto: Agência Brasil

Mais de 1.400 maceioenses têm o benefício do Programa do Bolsa Família disponível para saque parado em conta. Após a liberação do governo federal o benefício fica disponível em conta por 120 dias. Caso o benefício não seja sacado, o benefício será suspenso.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família, Aline Pontes, quando o benefício não é sacado, o governo federal entende que não é necessária a continuidade dessa transferência de renda e suspende o benefício e os recursos retornam aos cofres do Tesouro Nacional. “No mês de agosto, 2237 pessoas estavam nessa situação com a conta parada. Dessas, ainda 1474 ainda precisam fazer o saque para não perder o benefício”, explicou.

Esses casos envolvem perfis variados, pessoas que não atualizaram ou que atualizaram recentemente, outros com vários membros na composição familiar e outros de famílias unipessoal também.

A lista das pessoas que precisam sacar o benefício para não perdê-lo está disponível na sede do Cadastro Único na Serraria, localizada na Avenida Menino Marcelo, S/N, na Serraria, próximo a Drogasil. Também é possível verificar se o benefício estará disponível para saque no aplicativo Caixa Tem, indo até uma lotérica ou na Caixa Econômica.

Os beneficiários do programa podem fazer consultas sobre o pagamento dos benefícios através do aplicativo do Bolsa Família, além do telefone 121, que é um serviço gratuito e a ligação pode ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular.

Os beneficiários também podem ligar para a Central de Atendimento da Caixa no 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, para consultar se o benefício está disponível para saque.