Economia

Economia Solidária: Banco É da Gente inaugura agência em Piaçabuçu

Por Bccom Comunicação 02/05/2023 17h05
Economia Solidária: Banco É da Gente inaugura agência em Piaçabuçu
Com o microfone, o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo - Foto: Assessoria

Com a missão de levar à população de Piaçabuçu uma gama de serviços bancários, mas com uma perspectiva maior de estimular que as pessoas produzam e consumam no próprio local, o Banco É da Gente (EDG) já é a instituição financeira que mais aposta no fomento da economia local de Piaçabuçu. 

O Banco, que é formado por uma Associação de Jovens da Comunidade, inaugurou sua primeira agência na cidade, no último sábado, 29, em evento realizado pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba).

Com apoio da população e a presença de cooperativa, além de autoridades, a solenidade foi marcada pela entrega de cartões aos correntistas, abertura de 800 contas e pela entrega do primeiro carro financiado pela instituição, veículo da Associação Alecons, de jovens que reciclam óleo de cozinha para a produção de sabão.

De acordo com o presidente do EDG, Pedro Vinicius, o banco chega com a proposta de ofertar serviços financeiros solidária ,em rede, de natureza associativa e comunitária. “O banco EDG inicia seu trabalho na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. O objetivo é promover o consumo dentro da própria comunidade, incentivando por meio da oferta de microcrédito solidário e moeda social”, descreveu Pedro Vinicius.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL),Antonino Cardozo, destacou que a implementação do banco será estratégica promover as comunidades.

“Sabemos que a organização popular de grupos produtores é uma forte tendência em diversos setores, logo apostamos que o banco será essencial para trazer mais estrutura e fomento”, pontuou Antonino Cardozo.