Economia

Taxistas e motoristas de app esperam alta no faturamento com as festas juninas em Maceió

Pesquisa da Fecomércio mostra que a população pretende solicitar taxis e veículos de app para chegarem aos polos juninos

Por Redação com Secom Maceió 17/06/2022 06h06
Taxistas e motoristas de app esperam alta no faturamento com as festas juninas em Maceió
Marcos Paulo está otimista com a perspectiva de maior renda devido à programação junina em Maceió. - Foto: Reprodução

A realização do ‘Massayó: Sol... Mar... Forró’ promete aquecer a economia da cidade em vários setores, entre eles o de transporte de passageiros. Estima-se um crescimento mínimo entre 30% e 40% no número de corridas, seja ela por taxi convencional ou por aplicativo, durante o período junino. O apontamento também faz parte da pesquisa da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio) sobre a viabilidade econômica das festas juninas na capital alagoana.

A pesquisa revela que 61,09% da população pretende solicitar transporte por aplicativo, incluindo, também a categoria de taxista, um benefício direto aos mais de 12 mil profissionais que atuam na capital, segundo a Associação dos Motoristas por Aplicativos do Estado de Alagoas (AMPAEAL) e Associação dos Profissionais do Taxi de Maceió (ASPROTAM).

Marcos Paulo, 35 anos, casado, pai de dois filhos, oferece o serviço de transporte através do taxi convencional e pelo aplicativo Táxis Rio.Maceió. O faturamento do chefe de família melhorou com a vinda do aplicativo para taxista, oferecido graças à articulação da Prefeitura de Maceió junto à Prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, com a chegada dos festejos juninos, Marcos Paulo acredita que será um momento oportuno para consolidar o novo app de taxi e resgatar a profissão, que nos últimos anos passou a viver no ostracismo.

“A expectativa é muito grande. Nossa categoria foi muito prejudicada com pandemia e agora estamos vivenciando alguns momentos que podem gerar lucro. Temos a chegada do São João de Maceió, que promete ser o maior evento junino do litoral brasileiro e ainda aliado ao aplicativo Táxi Rio.Maceió, que nos permite ter mais renda. Estamos prontos para servidor ao maceioense e ao turista”, comenta Marcos Paulo, que está otimista graças à programação junina.

Motorista de aplicativo, Roger de Araújo está com boas perspectivas para o aumento de sua renda durante os dias de programação junina em Maceió. Ele já está contando as horas para levar passageiros aos três polos artísticos, onde terão atrações da Prefeitura.

“A programação junina anunciada pela Prefeitura de Maceió nos permite fazer uma projeção de aumento de renda. Quem trabalha de 8h até 10h por dia, no final da semana pode ter um apurado de pouco mais de R$ 1.000. Somente em um dia de festa, com uma programação atrativa e com fluxo de passageiros ainda maior, poderemos ganhar mais de R$ 500,00”, detalha o motorista.

Roger de Araújo ressalta que a programação do São João de Maceió é bem-vinda para superar os momentos complicados vividos pelos motoristas durante a pandemia da Covid-19.

“Vimos a nossa renda baixar rapidamente e agora estamos tendo a oportunidade de recuperar o que perdemos graças a essa iniciativa que movimenta economicamente a nossa cidade. Já estamos sentindo que teremos muito trabalho a ser feito e faremos com muita felicidade”, finaliza o motorista de aplicativo.