Economia

Em Alagoas, vendas no varejo crescem 3,8% em abril, quarta alta consecutiva

Em relação a abril de 2021, as vendas no varejo também cresceram 15,1% em Alagoas

Por IBGE Notícias 10/06/2022 12h12
Em Alagoas, vendas no varejo crescem 3,8% em abril, quarta alta consecutiva
No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em abril, na comparação com março - Foto: Reprodução

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 3,8% em Alagoas no mês de abril. Essa foi a quarta variação positiva em sequência, uma vez que janeiro (4,6%), fevereiro (1,9%) e março (1,7%) também registraram alta. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

Em relação a abril de 2021, as vendas no varejo também cresceram 15,1% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, houve estabilidade.

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em abril, na comparação com março, apresentando o quarto mês consecutivo de alta. Contra igual período do ano passado, o crescimento foi de 4,5%. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%.

“Os quatro meses do ano foram positivos, mas vêm em trajetória decrescente: de 2,4% em janeiro para 0,9% em abril. O crescimento é consistente, porém desigual. Como um todo, o comércio varejista está 4,0% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Mas entre as atividades está desigual”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa, ao observar o panorama do país.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 0,8% em Alagoas

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou alta de 0,8% em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 11,1%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 3%.

Vendas no comércio mostram aumento em 19 das 27 unidades da federação

Na comparação com março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).Frente a abril de 2021, houve predomínio de taxas positivas, com 23 das 27 UFs em crescimento. Os destaques foram Ceará (18,5%), Alagoas (15,1%) e Espírito Santo (14,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-7,6%), Bahia (-4,9%) e Amazonas (-2,0%).

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).