Economia

“Acho que os governadores serão solidários”, diz Bolsonaro sobre ICMS

Presidente disse acreditar que governadores apoiarão a proposta porque "não deixarão de arrecadar"

Por Metrópoles 09/06/2022 12h12
“Acho que os governadores serão solidários”, diz Bolsonaro sobre ICMS
Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em conversa com apoiadores na última terça-feira (07), que espera solidariedade dos governadores acerca do projeto de lei que estabelece uma alíquota máxima para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.

De acordo com o chefe do Executivo federal, os governadores devem “ser solidários”, já que “não deixarão de arrecadar”. “Eu vou deixar de arrecadar muito mais, pra funcionar essa economia nossa”, pontuou Bolsonaro.

“O projeto já passou na Câmara, passou com 3 votos contrários. Está no Senado. Mas os governadores sempre exerceram uma influência no Parlamento. Não vi os governadores estarem contra isso, porque só salva a economia do Brasil. Se afundar a economia, afunda presidente, governadores, prefeitos e todo mundo. Acho que os governadores vão ser solidários, vão perder alguma coisa também. Vão perder não, mas deixar de arrecadar”, disse.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto, que agora será analisado pelos senadores. O texto classifica energia elétrica, combustíveis, comunicações e transportes coletivos como essenciais e indispensáveis, e proíbe estados de cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17% e 18%. A proposta prevê uma compensação aos estados em caso de perda de arrecadação superior a 5%.

Ao comentar o projeto, Bolsonaro disse que agora o governo “vai fazer baixar” o preço dos combustíveis e que, desta vez, a iniciativa “vai dar certo”.

“Há três meses eu zerei o imposto federal do diesel, não baixou na ponta da linha. Mas agora a gente vai fazer baixar. Vai dar certo dessa vez.”