Economia

INSS começa a pagar segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas; saiba mais

Prioridade é para aposentados e pensionistas que recebem mais de 1 salário mínimo

Por Redação com Gazetaweb, G1 01/06/2022 08h08
INSS começa a pagar segunda parcela do 13º para aposentados e pensionistas; saiba mais
INSS - Foto: Shutterstoc

A partir de hoje, quarta-feira (1º), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas que recebem valor superior a 1 salário mínimo vigente. 

A prioridade é para os que têm o Número de Identificação Social (NIS) com final 1 e 6. Os pagamentos seguem até dia 7 de junho. De acordo com o INSS, mais de 31 milhões de segurados receberam a primeira parcela.

O decreto com a antecipação do benefício foi assinado em março. Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro.

O valor da segunda parcela corresponde à metade do valor do benefício mensal. Desta parcela, no entanto, será descontado o Imposto de Renda para os trabalhadores que têm que pagar o tributo.

Eles levam em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.