Economia

Saiba como evitar cair no golpe da maquininha de cartão de crédito

Conheça algumas orientações para não cair no novo golpe aplicado no comércio

Por Redação com assessoria 18/04/2022 11h11
Saiba como evitar cair no golpe da maquininha de cartão de crédito
Prática ganhou uma ascensão com a pandemia da covid-19 - Foto: Reprodução

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL) alerta a população alagoana sobre os novos golpes aplicados no comércio, como o da maquineta do cartão de crédito. As vítimas só percebem que caíram em um golpe quando recebem a fatura do cartão de crédito ou verificam o saldo bancário. Confira as dicas.

Nesse tipo de fraude, os estelionatários utilizam uma maquineta com o visor propositalmente quebrado, no qual a vítima só consegue ver os últimos dígitos do valor da compra. Por exemplo, a compra custou R$35,50, o fraudador coloca na máquina um valor superior ao da aquisição, como R$1.035,50. O consumidor vê apenas os últimos dígitos do valor, aparentemente correto, e efetua o pagamento.

“A pandemia colaborou para que esses golpes aumentassem exponencialmente. Quem for lesado e for cobrado um valor incorreto, deve acionar o Procon”, orienta Daniel Sampaio, diretor-presidente do órgão. “Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e tomar as medidas cabíveis. As empresas devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, acrescenta.

Orientações para evitar o golpe


Pagar o pedido sempre pelo aplicativo da entrega;
Nunca pague seus pedidos em maquininhas com o visor danificado;
Ativar os SMS de confirmação de pagamentos do cartão de crédito;
Verifique se na hora de colocar a senha ela está protegida pelos caracteres;
Sempre exija a sua via do comprovante.

É um direito básico do consumidor a reparação por danos causados nas relações de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que todas as empresas que participam da relação consumerista são solidariamente responsáveis pelos prejuízos causados ao usuário, referente à compra do serviço. É importante frisar que, nesses casos, o cliente pode registrar sua reclamação no órgão de defesa do consumidor.

Vale também lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.