Economia

Evento do Sindaçúcar explica como o etanol é o combustível mais sustentável

Palestra contou com a presença do presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si

Por Redação 24/03/2022 16h04 - Atualizado em 24/03/2022 16h04
Evento do Sindaçúcar explica como o etanol é o combustível mais sustentável
Evento aconteceu nesta quinta-feira (24) - Foto: BCCOM Comunicação

Foi realizada nesta quinta-feira (24) o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) promoveu uma palestra sobre mobilidade veicular sustentável e o etanol, onde foi tratada a questão da bioenergia e o combustível vindo da cana-de-açúcar, como o melhor modelo para o meio ambiente.

No auditória da Casa da Indústria, onde estava sendo realizada a palestra, Plínio Mário Nastari, presidente da Consultoria DATAGRO e um dos palestrantes falou sobre como o etanol já é uma alternativa muito mais viável que o petróleo. “É bio, é ligada a natureza, ao homem. E é a tecnologia mais limpa, mais eficiente e ligada as motorizações, mesmo as eletrificadas”.

Nastari também falou em como o combustível vindo da cana já se tornou a principal alternativa em alguns estados. “O Brasil já está substituindo 48% da sua gasolina ou da sua equivalente por etanol. Tem estados como São Paulo, que não é pouca coisa, 64%. Minas Gerais, 56%. Goiás, 58%. Mato Grosso, 70,5%. Alagoas, 34,7%. Não é pouca coisa”.

Pablo Di Si, presidente-executivo para a América Latina da Volkswagen e o segundo a falar no evento, respondeu ao ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que a montadora já investiu R% 7 bilhões “em novas tecnologias, em coletividade, parte fundamental de um carro e em biocombustível”.

Evento


O evento, promovido pelo Sindaçúcar foi realizado na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e contou com a presença do presidente do sindicato, Pedro Robério, do presidente da Federação, José Carlos Lyra, do presidente da Asplana, Edgar Filho e da deputada estadual, Jó Pereira e o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos.