Economia

Programa do Governo vai apoiar a criação de 60 novas startups em Alagoas

Evento acontece no sábado (23), às 15h, no Centro de Inovação de Jaraguá e no Canal Oficial da Fapeal no Youtube

Por Redação com Valor Mercado 20/10/2021 18h06
Programa do Governo vai apoiar a criação de 60 novas startups em Alagoas
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução

O lançamento do Programa Centelha II, iniciativa que apoiará financeiramente até 60 startups em Alagoas, acontece neste sábado (23). O evento ocorre às 15h, no Centro de Inovação do Jaraguá, com transmissão no canal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) no YouTube.

O Programa é de autoria do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fapeal.

Nesta edição, serão contempladas até 60 novos empreendimentos no estado. O orçamento do edital engloba R$ 2 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (concedidos através da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep) e R$ 666 mil do Governo de Alagoas, através da Fapeal.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae AL) é coexecutor do Programa no estado. O Instituto Euvaldo Lodi Alagoas (IEL AL) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) são os intervenientes locais.

Ideias inovadoras

Em dezembro de 2019, Alagoas provou numericamente sua vocação empreendedora: o estado foi o segundo colocado de todo o Brasil em número de ideias inovadoras submetidas, com 1.234 delas, vindas de 59 municípios do estado.

Destas, 28 foram selecionadas para se tornarem novas startups, recebendo auxílio financeiro, capacitação empreendedora e bolsas para alavancar os seus negócios.