Economia

Dinheiro do FGTS poderá ser usado para comprar ações da Eletrobras

Empregados e aposentados da Eletrobras terão prioridade para comprar até 10% das ações ofertadas

Por Redação com Jovem Pan 20/10/2021 14h02
Dinheiro do FGTS poderá ser usado para comprar ações da Eletrobras
Apesar de todos poderem comprar as ações da Eletrobras, o governo federal deseja manter o controle acionista da eletronuclear - Foto: Reprodução

Foi aprovado pelo Governo Federal o modelo de privatização da Eletrobras com a possibilidade do trabalhador usar os recursos do FGTS pra comprar ações,bem como aconteceu no passado com a Petrobras. 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a ideia é que o leilão seja marcado para o primeiro trimestre de 2022. 

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montesano, fez a defesa do que ele chamou de democratização do capital. No caso da Eletrobras, todos poderão comprar ações. “A gente também está trazendo a oportunidade para aqueles brasileiros que têm valores depositados no FGTS de sacar parte do recurso, estamos falando de até R$ 6 bilhões do montante total advindo do FGTS, para que, com esse recurso, ele seja alocado, que ele seja direcionado a compra de ações da Eletrobras"

Os Empregados e aposentados da Eletrobras terão prioridade para comprar até 10% das ações ofertadas. O modelo que foi definido pelo BNDES, será encaminhado para aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Já no caso da eletronuclear, responsável pelas usinas de Angra e da Itaipu binacional, o objetivo do Governo é permanecer com o controle acionário dessas empresas.