Economia

Secretário de Turismo solicita que ANAC revogue portaria que impede ampliação de voos para Alagoas

Por Redação com TNH1 17/10/2021 13h01
Secretário de Turismo solicita que ANAC revogue portaria que impede ampliação de voos para Alagoas
Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão - Foto: Jonathan Lins I Sedetur

Diante da Portaria 6.168, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que rege sobre a proibição da ampliação de voos semanais para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, solicitou que a ANAC reveja a decisão e amplie o prazo para que a administração do aeroporto faça as adequações necessárias, não prejudicando assim as estratégias de retomada econômica e turística de Alagoas.

“Fomos surpreendidos com essa decisão publicada na sexta-feira (15) e isso é de grande preocupação, porque compromete toda a estratégia de retomada econômica e turística de Alagoas. Chegamos na alta temporada, no período onde a vacinação aumenta e os caos de COVID-19 reduzem, as pessoas estão começando a viajar e Alagoas é um dos destinos mais procurados do Brasil”, expõe.

“Portanto, solicito que a ANAC reveja esta decisão e amplie o prazo, para que a administradora do aeroporto faça as adequações necessárias, uma vez que temos previsões para a chegada de novos voos para Alagoas já no próximo mês. A ampliação da nossa malha aérea é fundamental para nossa retomada econômica”, completa Marcius Beltrão, que solicita ajuda da bancada federal do estado na negociação com a ANAC.

Com um planejamento estratégico responsável, o governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vem trabalhando em ações promocionais em todo o país e, nos últimos meses, atuou junto às companhias aéreas na ampliação de voos para o destino Alagoas, que já é um dos mais cobiçados do Brasil.

Turismo seguro - Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas já conta com sete cidades chanceladas com o selo – Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Japaratinga, Piranhas, Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro.

O estado também registra cerca de 1.786 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.