Economia

Contrariando as promessas de campanha, brasileiros começam a sentir os reflexos do aumento do IOF no bolso

Manobra do ministro Paulo Guedes com alta do IOF é vista como de "improvisação"

Por Redação com Jovem Pan 21/09/2021 13h01
Contrariando as promessas de campanha, brasileiros começam  a sentir os reflexos do aumento do IOF no bolso
O IOF é um imposto federal pago sobre qualquer movimentação financeira, o que inclui operações do cartão de crédito - Foto: Reprodução

As novas alíquotas dos impostos sobre operações de crédito, cambio e seguro (IOF) começaram a valer na última segunda-feira (20) e já podem ser sentidas no bolso dos brasileiros.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter dito por diversas vezes em sua campanha eleitoral de que não haveria aumento da carga tributária no País, o aumento da carga tributária foi feito para financiar o novo programa (Auxílio Brasil) que substitui o Bolsa Família.

Qualquer movimentação financeira, o que inclui operações com cartão de crédito, compra e venda de cambio, seguros, empréstimos bancários, operações de títulos e valores imobiliários, serão afetados pelo aumento do imposto federal (IOF).

Além de ter pego muitos brasileiros de surpresa, o mercado financeiro também reagiu de maneira negativa porque vai afetar diretamente quem precisará de crédito. A nova medida do governo federal valerá até 31 de dezembro e terá as seguintes alíquotas: subirá de 3% para 4,8% ao ano para pessoas físicas e de 1,5% para 2,04% anualmente para as empresas. O aumento do imposto será cobrado até mesmo das operações de contratos já firmados.