Economia

Arthur Lira manda recado para Petrobras: "brasileiros são seus acionistas".

Os recentes aumentos nas contas dos brasileiros, especialmente dos combustíveis, foram temas na Câmara dos Deputados nessa terça (14)

Por Redação com informações do blog do Edivaldo Júnior 15/09/2021 09h09
Arthur Lira manda recado para Petrobras: 'brasileiros são seus acionistas'.
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Cristiano Mariz/VEJA

Nessa terça-feira (14), o plenário da Câmara dos Deputados transformou-se em comissão geral para debater a situação das termelétricas e, principalmente, o preço dos combustíveis, cujo os recentes aumentos causam pressão no bolso do brasileiro.

Antes da reunião, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mandou um recado em seu Twitter.

Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”, disparou Lira.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados já havia questionado o peso do ICMS no valor dos combustíveis. Mas ele sabe que o problema é outro.

Nem Alagoas, nem outro Estado da federação aumentou a alíquota do imposto estadual nos últimos anos. O ICMS não muda desde 2015. A mudança foi no preço da Petrobras.

Na sessão dessa terça, deputados de diversos partidos cobraram mudança na política de preços de combustíveis da Petrobras, que desde 2016 acompanha a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional e do dólar.

É a chamada política de paridade internacional (PPI). Se a companhia baixa o preço, o consumidor paga menos e a arrecadação é menor também nos Estados. Se acontece o contrário, todos pagam mais, incluindo impostos.

O assunto foi discutido com o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, em comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados.


Tira dúvidas

A Petrobras tem um guia que pode ajudar a esclarecer como é a política de preços de combustíveis no país. No caso do GLP, o gás de cozinha, que foi tema de debate na Assembleia Legislativa de Alagoas nessa terça-feira, o preço médio do Estado é o quatro menor do país, embora o ICMS praticado no Estado seja um dos maiores, de 18%.

Confira os preços de venda de combustíveis da Petrobras clicando aqui.