Economia

Investimentos na saúde serão discutidos na Câmara Municipal de Maceió

Vereador Valmir Gomes convocou a audiência pois, segundo ele, as SMSs de todo o país precisam prestar contas dos três quadrimestres do ano

Por Redação com Assessoria 01/09/2021 13h01 - Atualizado em 01/09/2021 19h07
Investimentos na saúde serão discutidos na Câmara Municipal de Maceió
Vereador de Maceió, Dr. Valmir Gomes (PT-AL) - Foto: Assessoria

Uma audiência pública convocada pelo presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Dr. Valmir Gomes (PT-AL), será realizada na Câmara Municipal de Maceió, às 9h desta sexta-feira (3). Na audiência serão discutidos os investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no último quadrimestre deste ano. A audiência contará com a presença da secretária municipal e médica Célia Fernandes, técnicos ligados à pasta e ainda representantes da sociedade civil organizada.

Conforme explicou o vereador, as SMSs de todo o país precisam prestar contas dos três quadrimestres do ano. "Essa audiência corresponde ao primeiro quadrimestre do ano de 2021 onde os técnicos e a secretária comparecem à casa - que é o órgão fiscalizador da população - para expor não só os aspectos financeiros, mas também proposições da política municipal ligadas à saúde", disse Valmir.

A prestação de contas envolve todos os recursos investidos pela pasta sejam eles federais ou municipais. Como a cidade ainda enfrenta a pandemia de Covid-19, é natural que parte do encontro também seja voltado para detalhes do que foi gasto no combate ao vírus e na sua prevenção. Porém, áreas como saúde mental, ampliação da rede, saúde da mulher e do idoso, entre outros, também serão repassados.

Dr. Valmir enfatizou ainda que o aspecto mais importante é que a apresentação dos números e da política de saúde ocorrerá para a sociedade por meio de sua representação em sindicados, associações comunitárias, profissionais da Universidade Federal de Alagoas e dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde. "Considero que será um momento ímpar para discutirmos a problemática da saúde em Maceió, sempre muito questionada pela sociedade", observou.

A apresentação dos números será feita pela diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura, que também é assessora Especial da SMS.O formato da audiência será híbrido e telepresencial com parte do público presente em plenário, porém respeitando o distanciamento social, com transmissão pelo canal da CMM no YouTube.

A população interessada em participar das audiências públicas poderão realizar perguntas através do chat do youtube de forma instantânea, ou enviá-las, em até 24 (vinte e quatro) horas antes, através do e-mail, [email protected] , conforme prevê o Ato da CMM n° 003 de 24 de agosto de 2021.