Economia

Alagoas é o estado do NE que apresenta melhor desempenho econômico na retomada

Pesquisa foi feita por meio dos dados do Produto Interno Bruto (PIB), que leva em consideração os setores da Agropecuária, Serviços e Indústria

Por Redação com Governo de Alagoas 17/08/2021 08h08
Alagoas é o estado do NE que apresenta melhor desempenho econômico na retomada
Segundo a consultoria, a expectativa é que também haja crescimento no setor industrial - Foto: Kaio Fragoso

Dados divulgados pela consultoria 4intelligence indicam que Alagoas é o estado do Nordeste que vai apresentar o melhor desempenho econômico no segundo trimestre deste ano. O resultado tem como base os números do Produto Interno Bruto (PIB) e reflete o trabalho intersetorial desenvolvido pelo Governo do Estado para uma retomada segura e de destaque no cenário econômico nacional.

De acordo com a análise da 4intelligence, neste trimestre, a expectativa é que Alagoas apresente uma variação de PIB de 4,2%. O estudo leva em consideração o comportamento de três grandes setores: o de Serviços, o da Agropecuária e o da Indústria.

“Mesmo em um momento de crise como foi o ano de 2020, Alagoas conseguiu manter um bom desempenho econômico em comparação com o contexto nacional, apresentando uma das menores quedas de PIB naquele período. Os dados da consultoria reforçam esse movimento de recuperação e de avanço econômico, balizado por ações estratégicas e assertivas do Governo do Estado”, explica o secretário do Planejamento e Gestão de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

No setor de Serviços, que é o de maior representatividade no PIB local, os dados indicam a recuperação do comércio, impulsionada, principalmente, em decorrência da flexibilização das medidas restritivas, que foi possível por meio do avanço da vacinação. Já a variação positiva no setor da Agropecuária, por exemplo, teve influência do bom desempenho das principais culturas do estado, tais como: cana-de-açúcar, a mais forte em Alagoas, laranja, banana, abacaxi e fumo.

Segundo a consultoria, a expectativa é que também haja crescimento no setor industrial, com destaque para o saldo de empregos no subsetor da construção civil, que foi fortalecido pelos investimentos realizados na construção de obras públicas. Além disso, a previsão é que Alagoas também apresente bom desempenho na indústria de transformação.

“A indústria alagoana apresenta o maior crescimento do Brasil, puxada pela cadeia produtiva da química e do plástico e pela construção civil, principalmente pelas obras do Governo de Alagoas. O volume de obras deste ano é mais que o dobro do volume do ano passado e isso se repetirá no próximo ano”, complementa o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro.