Economia

ABCZ anuncia início do Projeto Genômica na Expoagro

O programa, que será tocado a partir de agora, vai acelerar o processo de melhoramento genético dos animais

Por Edivaldo Junior com www.edivaldojunior.com.br 26/10/2017 15h03
ABCZ anuncia início do Projeto Genômica na Expoagro

Em entrevista para o Gazeta Rural (suplemento) o presidente da ABCZ, Arnaldo Borges, anunciou durante visita a Expoagro Alagoas, o início do Projeto Genômica. O programa, que será tocado a partir de agora, vai acelerar o processo de melhoramento genético, reduzindo de 5 anos para apenas 12 meses o período de avaliação genética dos animais que fazem parte do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

O anúncio do novo projeto foi feito por Borges durante visita ao Parque da Pecuária, em Maceió. Ele foi recebido por criadores e pelo presidente da ACA, Domício Silva. “A participação da ABCZ na Expoagro confirma o papel dos nossos criadores na pecuária nacional. Alagoas é referência no país em genética e a nossa exposição serve de vitrine para o produtor mostrar o trabalho que realiza na sua fazenda e também para fazer negócios”, aponta Silva.

Borges diz que o Projeto Genômica vai acelerar o melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil: “Esse é um ganho importantíssimo, que vai permitir a criadores de todo país acelerar a seleção genética de seus rebanhos, com ganhos importantíssimos. O Projeto Genômica vai trazer uma segurança maior nas avaliações e o tempo que nós vamos ganhar. Por exemplo, um animal que se levava cinco anos para fazer uma avaliação se ele era um animal produtivo e funcional, nós vamos ter a avaliação dessa genômica em 12 meses”, explica Borges.

O projeto, segundo o presidente da ABCZ foi viabilizado pela atuação do deputado federal de Alagoas Arthur Lira, que conseguiu liberar os recursos, da ordem de R$ 2,5 milhões no Ministério da Agricultura. “O deputado Arthur Lira abraçou a causa e tem sido um grande parceiro da ABCZ e da pecuária brasileira”, aponta Borges.

A visita do presidente da ABCZ foi registrada também pela assessoria da Expoagro.

Veja o texto:

Presidente da ABCZ prestigia Exposição Agropecuária de Alagoas

A 67ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), que ocorre até o próximo domingo (29), no Parque da Pecuária, em Maceió, deixará um legado importante para a pecuária alagoana.

Durante o evento, criadores de todo o País estão com os olhares atentos nas seleções genéticas que estão presentes da Expoagro/AL. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges, está participando da exposição e acredita que o estado é privilegiado e que contribui para a pecuária nacional.

“A gente já vem aqui há muitos anos. Sempre tivemos uma convivência e acompanhamos os criatórios das raças zebuínas em Alagoas. A criação daqui sempre teve reconhecimento nacional e contribuíram para o melhoramento não só no estado, mas no País”, acredita Arnaldo Borges.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, a presença do presidente da maior entidade de bovinos no mundo é importante para o evento. “Essa é uma forma de integrar a pecuária brasileira e a pecuária alagoana, que é reconhecida pela sua qualidade. O presidente da ABCZ consegue levar essa impressão do que está sendo feito aqui para todos os criadores e estados brasileiros”, aponta Domício.

Projeto Genômica

Em Alagoas, o presidente da ABCZ ainda divulgou informações sobre o Projeto Genômica, um que vai trazer contribuição ao Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). O projeto vai trazer segurança maior e um tempo menor para avaliar o animal e já tem recursos garantidos pela Câmara Federal, conseguidos pelo deputado alagoano Arthur Lira.

“Temos tido um reconhecimento importante do governo e população brasileira. A parceria da agricultura com pecuária conseguiu ajudar a desenvolver a atividade no Brasil. Esse é um momento importante para todo o setor”, afirma Arnaldo Borges.