Economia

‘Em Ação’ fortalece o empreendedorismo entre os jovens alagoanos

Por Agência Alagoas 28/09/2016 17h05
‘Em Ação’ fortalece o empreendedorismo entre os jovens alagoanos

Atuar como uma incubadora. Este é o objetivo da segunda etapa do projeto ‘Em Ação’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), em parceria com instituições de ensino superior do Estado.

 

Cerca de 30 alunos se reuniram na manhã desta quarta-feira (28), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, para, por meio da metodologia do design thinking, desenvolver os seus projetos.

 

Com a consultoria do coach e mestre em gestão de empresas Sérgio Accioly, os alunos puderam se identificar como empreendedores e potencializar suas características para promover ações empreendedoras de alto impacto.

 

“Esse momento é importante para que possamos trabalhar como um grande laboratório, onde os alunos possam perceber que são o grande diferencial que o mercado está precisando, seja na rua onde eles moram, na cidade ou na escola. E é aqui que eles vão se enxergar como empreendedores e peças fundamentais para esse desenvolvimento. O que o Estado precisa é de jovens empreendedores e esse é o momento”, afirma Accioly.

 

Os projetos selecionados para a etapa de capacitação possuem ideias com um forte viés inovador nas áreas de turismo, gestão pública, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social, além de uma maior probabilidade de inserção no mercado.

 

Entre os 20 projetos presentes nesta segunda etapa está a ideia de Ariane Maria dos Santos e Maria Carolayne, alunas do Ifal, ampus São Miguel dos Campos. Elas desenvolveram o projeto de um óculos detector de corrente elétrica, que visa proteger trabalhadores que utilizam a eletricidade como ferramenta de trabalho.

“Está sendo uma experiência muito boa participar desse projeto para abrir a nossa mente com relação ao mercado. Mesmo que a nossa ideia não seja selecionada para a próxima etapa, estamos aproveitando muito esse conhecimento, porque ainda temos muito a aprender sobre empreendedorismo para colocar a nossa ideia em prática”, comenta Ariane.

 

Após terem seus perfis traçados, os estudantes vão entender qual o grande benefício desses produtos para o mercado com o olhar do cliente e do público consumidor. Por meio do design de valor, eles poderão transformar o projeto em um grande negócio.

 

Para Ana Santos, gerente de Micro e Pequenas Empresas da Sedetur, é preciso despertar nos jovens o lado empreendedor. Mas, além da paixão, é fundamental ter disciplina, foco e planejamento, para que as ideias saiam do papel e sejam lançadas no mercado.

 

“O principal objetivo do ‘Em Ação’ é fazer com que os alunos enxerguem o projeto deles como um negócio. Uma vez que incentivamos o empreendedorismo e fortalecemos essas ideias entre os jovens, damos a possibilidade de esses projetos virarem um negócio que poderá atrair mais empresas para o nosso Estado e gerar mais empregos, melhorando a economia”, destaca Ana Santos.