Economia

Aumento na energia tem influenciado poder de compra do alagoano

Por 7 segundos 07/07/2015 15h03
Aumento na energia tem influenciado poder de compra do alagoano
Foto: divulgação

Os constantes aumentos na energia em todos os estados brasileiros estão sendo percebidos não só na fatura mensal da companhia elétrica, mas também nos diversos serviços. Em Alagoas, a maioria das empresas infelizmente são obrigadas a repassar o reajuste aos clientes, que reclamam dos altos preços nos produtos.

A Relações Públicas Flávia Bento teve que apertar o orçamento para continuar usufruindo de alguns produtos. "Lembro que há poucos meses uma feira mensal não ultrapassava R$280, já que só somos duas pessoas em casa. Da última vez que fomos ao supermercado, gastamos mais de R$300,00 e tiramos alguns produtos básicos, como arroz, por causa de uma cirurgia que fiz a pouco tempo", relatou.

O problema não é só no ramo alimentício. O empresário Jorge Correia, que comanda uma gráfica em Arapiraca, está fazendo o possível para não precisar aumentar os preços dos seus serviços. "Estamos sentindo muito o aumento da energia, mas até o momento não fizemos nenhum reajuste nos valores dos produtos que trabalhamos, mas acredito que chegará o dia em que não teremos como evitar o aumento nos preços", disse.

O Banco Central (BC) estima que ainda este ano pode haver reajuste na energia elétrica do país, que pode chegar a 41%. A gasolina e o botijão de gás também devem aumentar.