Economia

Estilista alagoano amplia clientela com linha de crédito da Desenvolve

Por Agência Alagoas 15/06/2015 10h10
Estilista alagoano amplia clientela com linha de crédito da Desenvolve
Ele criou seu primeiro vestido de renascença em 2007, peça que foi utilizada por uma modelo em um concurso a nível nacional (Foto: Eliete Amâncio)

A alta costura definida como corpos vestidos de arte. É com esse conceito que, desde a infância, o estilista Artur Cavalcante tem encarado o mundo da moda local com muita criatividade, determinação e superação. Parte desta superação, principalmente econômica, só foi possível graças à atuação da Desenvolve/AL através da liberação de uma linha de crédito que facilitou a ampliação do negócio do estilista arapiraquense.
 
A história do empreendedor teve início, oficialmente, quando ele criou seu primeiro vestido de renascença em 2007, peça que foi utilizada por uma modelo em um concurso a nível nacional. Apaixonado pela arte das rendeiras alagoanas, Artur monta seus figurinos com base em rendas e bordados. “Além de tornar as peças verdadeiras obras de arte, esse trabalho manual unido a um desenho que traduz a alta costura, valoriza o trabalho do Nordeste”, relatou o estilista.
 
O aluguel de vestidos para casamentos e outras festas foi seu portal de entrada para o mundo da moda. Mas o profissional sentia necessidade de criar. Por isso, em 2009 migrou para o padrão de costura sob medida, abrindo seu próprio ateliê na cidade de Arapiraca. Procurando ampliar seu espaço e atingir uma clientela maior, Cavalcante descobriu entidades que poderiam ajudá-lo nesse processo de crescimento, entre elas, a Desenvolve/AL.
 
Através da Agência de Fomento de Alagoas, Artur teve acesso ao seu primeiro aporte financeiro em 2014. Com o recurso assegurado e a garantia de boas taxas e condições de pagamento, ele pôde estabilizar seu negócio e manter uma linha de produção contínua que, atualmente, atende às exigências de suas clientes. O ateliê do estilista passou por uma ampliação e ele pôde ingressar no mercado de roupas de festa sob medida de Maceió, abrindo uma filial na capital alagoana.
 
Agora, ele pretende trabalhar com foco em tornar sua marca um produto com forte poder comercial, a princípio, no mercado nacional e, posteriormente, internacionalmente. Para isso, Artur deve buscar ter acesso a uma nova linha de crédito da Desenvolve que, segundo ele, servirá para investir na ampliação do maquinário e da mão de obra, além da criação de catálogo e estamparia próprios. O investimento e ampliação do negócio, que já está dando frutos, credenciou o artista têxtil a participar da próxima edição do Minas Trend Preview, um dos maiores acontecimentos de moda e comportamento do país.
 
Arte no palco
 
Através de uma amiga consultora de moda de renome nacional, Artur Cavalcante recebeu encomenda para confeccionar alguns figurinos de palco para cantoras que, hoje, vestem genuína moda alagoana. Entre elas estão a vocalista da banda Babado Novo, Mari Antunes, a vocalista da banda Cheiro de Amor, Vina Calmon e a cantora Elba Ramalho. Para desenvolver essas peças, o estilista trabalha em várias vertentes, não apenas em sua criatividade. Ele estuda minunciosamente a história cultural da artista, sua personalidade e a ocasião em que o figurino será utilizado.
 
De olho nesse nicho de mercado, o profissional pretende desenvolver um projeto específico voltado para criação de figurinos de palco. “É um processo criativo que gera muita satisfação pessoal, onde posso desenvolver peças sob medida. O sucesso da apresentação de um artista no palco passa diretamente pela forma como ele se veste. Isso depende muito da sintonia de trabalho que mantenho com o artista. É o trabalho deste conjunto que define a qualidade da montagem”, concluiu Cavalcante.