Economia

Renan Filho discute investimentos na Cadeia Produtiva do Eucalipto

Por Agência Alagoas 11/06/2015 08h08
Renan Filho discute investimentos na Cadeia Produtiva do Eucalipto
Eucalipto pode ser uma grande alternativa para economia alagoana. (Foto: Divulgação)

O governador Renan Filho reuniu-se, nesta quarta-feira (10), com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, para discutir o cenário da Cadeia Produtiva do Eucalipto em Alagoas, destacando o potencial competitivo do estado e as perspectivas de investimentos no setor.
 
Com potencial para se tornar uma das principais alternativas do setor produtivo alagoano, a produção de Eucalipto possui atividade econômica pautada na conservação ambiental, como modos de produção apropriados para o trabalho de agricultura, promovendo o desenvolvimento de pequenos produtores e investimento em economia sustentável.
 
“Induzir e apresentar novos caminhos para a economia de Alagoas é um dos principais compromissos que temos. Acredito no potencial de agricultura local, e por isso estamos trabalhando em uma proposta que possibilite um apoio ainda maior do Governo aos potenciais competitivos, alavancando o desenvolvimento econômico”, ressaltou o governador.

O professor Acelino Lima, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, apresentou um estudo detalhado acerca dos benefícios e dos possíveis produtos sólidos produzidos a partir do recurso vegetal. Dentre as criações, a madeira e materiais oriundos se destacam entre as produções de alta competitividade e valor de mercado.          
 
Segundo estudos, apresentados pela Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), o estado conta, atualmente, com cerca de 100 mil hectares disponíveis para investimentos de eucalipto, com foco nas áreas de Serraria, Painéis e Energia, além de potencial para produzir nove mil empregos diretos e indiretos, a longo prazo.
 
Dessa forma, o Governo de Alagoas deve atuar na captação de novos investidores para o segmento, fornecendo suporte para a instalação de indústrias e estimulando a consolidação da cadeia produtiva no Estado.
 
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, a Sedetur possui papel fundamental na consolidação deste segmento.
 
“É responsabilidade da Sedetur trabalhar na elaboração de um Plano de Incentivo Produtivo voltado para o progresso da produção do eucalipto no Estado, além de estar em contato com tendências e soluções sustentáveis de inovação do setor. Este é mais um grande passo no processo de crescimento e diversificação da nossa economia”, destacou Jeanine Pires.