Economia

Feira do Peixe Vivo comercializa mais de 10 toneladas de pescado, segundo Seapa

Por Agência Alagoas 04/04/2015 14h02
Feira do Peixe Vivo comercializa mais de 10 toneladas de pescado, segundo Seapa

A venda de pescados e o número de visitantes durante a  Feira do Peixe Vivo superaram as expectativas. Nos  dois dias de realização do evento, foram comercializadas cerca de dez toneladas de peixes (3,5 de tilápia e tambaqui), mariscos, crustáceos e carne de jacaré, segundo dados prévios da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e  Aqüicultura - Seapa, organizadora do evento, que ressaltou ainda que o número oficial só será divulgado semana que vem, quando os quantitativos devem ser repassados pelas colônias de pescadores. A secretaria contabilizou também uma movimentação de mais de cinco mil pessoas no Parque da Pecuária, sede da feira. 

"A totalização dos quantitativos será fechada até a próxima semana, após o repasse do volume  de venda dos congelados, jacarés, crustáceos e mariscos em geral pelas colônias de pescadores. O evento foi um sucesso e a expectativa é de que o total de pescados supere as dez toneladas", comemorou o secretário de agricultura, Álvaro Vasconcelos.

Na avaliação do superintendente de aquicultura e organizador, Manoel Sampaio, a feira inovou ao separar os espaços de venda e de processamento do pescado. "Essa alteração possibilita a implantação de boas práticas sanitárias e traz maior comodidade e segurança ao consumidor que  leva pra casa o peixe fresco e tratado", explicou Sampaio. Segundo o diretor de aquicultura da Secretaria, Edson Maruta, a ideia é que o conceito de processamento seja estendido às feiras livres do estado. "Nossa proposta é que  toda linha de processamento seja centralizada e  retirada  das bancas,  o que pode ser feito com contêineres adaptados. Dessa forma,  agregaremos valor ao pescado,  possibilitando que os pequenos produtores, aquicultores, pescadores e feirantes possam disputar mercado com  as grandes redes de supermercado", complementou Maruta. 

A iniciativa foi elogiada pela Vigilância Sanitária Municipal. A inspetora  fiscal, Rafaela Simões, constatou o uso correto de equipamentos de proteção individual (toucas, luvas, batas) utilizado pelos manipuladores. "O acondicionamento do peixe fresco foi feito de forma adequada, no gelo e embalados em sacolas transparentes. Além disso, é importante que o consumidor esteja sempre atento ás características dos pescados", disse em relação á aparência dos olhos,  ocupando toda a órbita ocular e salientes. "As escamas e a nadadeira tem que estar bem aderidas à pele e as guelras róseas ou avermelhadas" , explicou Rafaela Simões. 

Organizado pela Seapa, o evento faz parte do projeto de fortalecimento das atividades pesqueira, aquícola e da readequação dos pontos de venda de pescados em Alagoas.