Cooperativismo

Coofasa fortalece o agricultor em AL com lançamento do programa "Da terra à mesa"

Programa é realizado em parceria com o o MDA e tem o objetivo de apoiar diretamente os agricultores, chamando a atenção para a produção local e ampliando a comercialização dos alimentos produzidos no campo

Por Redação 23/04/2026 14h02
Coofasa fortalece o agricultor em AL com lançamento do programa 'Da terra à mesa'
Programa "Da terra à mesa" fortalece os agricultores e agricultoras em Alagoas - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Agricultores Familiares (Coofasa) vai lançar o programa "Da terra à mesa" em Alagoas, nesta sexta-feira (24), no Instituto Santa Bárbara, em Olivença, município do interior alagoano.

A iniciativa incentiva a união, o diálogo e a construção coletiva, bem como reafirma o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar e a valorização dos agricultores e agricultoras.

O programa é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem o objetivo de apoiar diretamente os agricultores, chamando a atenção para a produção local e ampliando oportunidades de comercialização dos alimentos produzidos no campo.

"Da terra à mesa" busca fortalecer a segurança alimentar e promover dignidade às famílias agricultoras, com destaque à construção de 45 barragens subterrâneas e a implantação de 255 galinheiros. 

Segundo o órgão, as barragens vão permitir o armazenamento de água no solo e os galinheiros serão entregues de foram completa, incluindo estrutura, pintainhas e ração até o início da produção.

Mesmo após esse período, os trabalhadores continuarão recebendo assistência técnica da Coofasa, com serviços de manejo e produtividade. A cooperativa também vai comprar ovos e assegurar a comercialização para gerar renda contínua às famílias.

Quantro instituições de quatro cidades serão beneficiadas pelo programa: Senador Rui Palmeira, Olivença, Santana do Ipanema e Major Izidoro.