Cooperativismo

Cooplal se expande e inicia articulação para produção de café

A cooperativa está entre as participantes do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e mantém presença constante em eventos do setor

Por Redação* 26/03/2026 08h08
Cooplal se expande e inicia articulação para produção de café
Cooplal amplia venda de bolos na merenda escolar e prepara entrada na produção de café em Santana do Mundaú - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (COOPLAL), vinculada à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), vem ampliando sua presença em diferentes espaços da agricultura familiar no estado. A cooperativa está entre as participantes do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e mantém presença constante em eventos do setor, ampliando sua inserção em mercados e fortalecendo a comercialização dos produtos.

Entre os destaques estão os bolos artesanais, já conhecidos do público, comercializados em feiras e também inseridos na merenda escolar de Maceió. A produção inclui rocambole, bolo de massa puba, laranja, banana, macaxeira e goiaba. Parte dos produtos já recebeu reconhecimento local, com premiação de melhor bolo em União dos Palmares.

A COOPLAL também atua na inclusão produtiva de mulheres e jovens, ampliando a geração de renda e fortalecendo a organização coletiva.

Sob a presidência de Antônio Carlos, a cooperativa inicia uma nova etapa de expansão, com articulação para entrada na cadeia produtiva do café, ainda em fase de estruturação, com foco na industrialização.

“O nosso objetivo é crescer com organização e ampliar as oportunidades para os cooperados. Já avançamos com os produtos que hoje estão no mercado e agora estamos estruturando novos caminhos, como o café, para agregar valor e fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, afirma o presidente.

Segundo ele, o momento é de consolidação e abertura de novas frentes produtivas. “A gente tem buscado ocupar todos os espaços da agricultura familiar, participar das feiras, ampliar mercado e incluir mais pessoas na produção. A cooperativa vem crescendo com base no trabalho coletivo”, completa.

*Com informações da Assessoria