Cooperativismo
Certificação do Coop do Futuro reconhece compromisso das cooperativas com boas práticas
Pães, bolos, geleias, doces artesanais e biscoitos estão entre os produtos desenvolvidos e qualificados ao longo do programa
A Unicafes Alagoas concluiu mais um ciclo do programa Coop do Futuro, iniciativa voltada ao fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar por meio da qualificação de produtos, melhoria da gestão e adoção de boas práticas produtivas. A certificação concedida ao final do programa reconhece o compromisso das cooperativas com processos mais organizados, seguros e preparados para o mercado.
Neste ciclo, grupos de mulheres das cooperativas que produzem alimentos artesanais como alternativa de renda receberam a certificação, resultado de um processo formativo que valorizou a produção local e o trabalho coletivo. Pães, bolos, geleias, doces artesanais e biscoitos estão entre os produtos desenvolvidos e qualificados ao longo do programa.
De acordo com o secretário de Formação da Unicafes-AL, Silvano Nascimento, ao todo 150 mulheres participaram diretamente das atividades, entre elas 10 jovens.
“A presença da juventude amplia o alcance do programa e contribui para a construção de um legado de continuidade e inovação no meio rural. O programa fortaleceu a adoção de boas práticas de higiene, manuseio e manipulação dos ingredientes, com orientação técnica contínua. Todo o processo contou com acompanhamento nutricional, que apoiou desde a organização das receitas até a adequação dos produtos às exigências de qualidade e segurança alimentar”, disse Nascimento.
Como resultado, foi elaborada tabela nutricional específica para os produtos indicados pelas cooperativas, contribuindo para maior padronização, transparência e valorização no mercado. Entre as cooperativas participantes desta edição do Coop do Futuro estão: CPLA, CARPIL, COOPCAF, COOPAIBA, COOPBACS, CAPIAL, COOPERAL, CAEF, COOPCAM e COOBAPI, que indicaram produtos estratégicos para avançar em melhorias e ampliar sua presença no mercado.
De acordo com Silvano Nascimento, a certificação representa o reconhecimento de um processo construído coletivamente. “O Coop do Futuro respeita a realidade de cada cooperativa. A certificação reconhece o compromisso com boas práticas, com a qualidade dos produtos e com um manejo mais organizado, fortalecendo a atuação das cooperativas no mercado”, destacou.


