Cooperativismo
Cooperativa financeira apoia associados com bolsas para formação de técnicos agrícolas
Programa apoia formação de jovens do campo em quatro escolas parceiras do Rio Grande do Sul
A Sicredi Pioneira está com inscrições abertas para bolsas de estudo em agropecuária, reforçando o papel da educação no cooperativismo. O programa apoia associados e filhos de associados com bolsas que aliviam o custo da formação técnica e estimulam a permanência dos jovens no campo, conectando educação, agropecuária, bolsas e desenvolvimento regional.
Com essa iniciativa, a cooperativa reforça a ideia de que investir em conhecimento é um dos caminhos mais consistentes para fortalecer comunidades, gerar renda e qualificar a atuação no agronegócio gaúcho. As inscrições para o programa de bolsas de estudos seguem até 13 de fevereiro de 2026, pelo site da Sicredi Pioneira.
Três modalidades de apoio financeiro
Para ampliar o acesso à qualificação profissional, o Programa de Bolsas de Estudos oferece três modalidades de apoio:
Bolsa Mensalidade – custeia 50% da mensalidade, limitada a R$ 400 por mês, em escolas privadas.
Bolsa Manutenção – garante auxílio de 50% das despesas fixas para estudantes de instituições públicas.
Bolsa Social – oferece gratuidade integral para alunos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com a coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli, o programa reforça o compromisso da cooperativa com a formação de novos profissionais do agro. Ela destaca que viabilizar o acesso a um curso técnico em agropecuária impacta diretamente o orçamento das famílias, contribui para a permanência dos jovens no campo e concretiza os 5º e 7º princípios do cooperativismo – educação, formação e informação, e interesse pela comunidade.
Instituições parceiras e alcance do programa
As bolsas de estudo podem ser utilizadas em quatro instituições parceiras:
Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), em Caxias do Sul
Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo
Instituto Ivoti, em Ivoti
Em 2025, 124 alunos tiveram acesso ao programa, sendo 50 ingressantes no primeiro ano do curso técnico. O número reforça o alcance da iniciativa e sua contribuição para a formação de jovens preparados para atuar no campo com mais conhecimento e visão de futuro.
Formação estratégica para o desenvolvimento regional
Alini ainda reforça que a formação técnica em agropecuária é estratégica para o desenvolvimento da economia local e regional. “Há necessidade de capacitar profissionais para implantar tecnologias de produção, administrar empreendimentos e atuar com foco na sustentabilidade econômica, ambiental e social. As bolsas estimulam habilidades práticas e ampliam oportunidades de renda para as famílias”, afirma.
Ao apoiar essa formação por meio das bolsas, a Sicredi Pioneira estimula habilidades práticas, amplia oportunidades de renda para as famílias e fortalece a conexão dos jovens com suas comunidades. O Sistema Ocergs ressalta que iniciativas como essa evidenciam o papel das cooperativas na transformação da realidade do campo gaúcho.
Quem pode se inscrever e como participar
Para participar do Programa de Bolsas de Estudos da Sicredi Pioneira, é necessário:
Ser associado da Sicredi Pioneira ou filho de associado até 31/12/2025
Estar em dia com as obrigações junto à cooperativa
Apresentar comprovante do CadÚnico (emitido pelo CRAS ou pelo site Meu CadÚnico), no caso de solicitação de bolsas integrais.
Mais informações sobre critérios, documentação e inscrições estão disponíveis no site da Sicredi Pioneira, na área de programas sociais e educacionais.


