Cooperativismo
Cooperativas de recicláveis recebem serviços de saúde em Maceió
A iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho para os catadores de recicláveis da capital

No último sábado(23), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) deu andamento à segunda etapa do projeto Saúde dos Catadores de Recicláveis, que visa levar serviços de saúde para as cooperativas parceiras do município. Após a Cooplum, Coopvila e Cooprel Antares, foi uma vez que a Cooprel Benedito Bentes foi atendida através do programa.
Os cooperados receberam serviços de saúde como vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicose, fisioterapeuta e consulta com clínico-geral. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), que contribui com a promoção do bem-estar e motivação dos participantes. O programa também levou cadastro de benefícios para os catadores.
"O nosso trabalho é todos os dias, de segunda a sábado, fazendo porta a porta e, quando tem uma ação como esta aqui na cooperativa, para nós, é muito importante pois não temos tempo de ir ao médico e de nos cuidar. E quando você vê a Prefeitura de Maceió e o secretário Moacir preocupando-se com a saúde dos catadores, isso para mim é de grande valia. Esse momento hoje é maravilhoso e ainda estamos aqui podendo ajudar a população", disse Patrícia Ramos, presidente da cooperativa.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, afirma que a atividade traz benefícios para os catadores. "São trabalhadores que pegam pesado no dia a dia e precisam desse cuidado. O serviço realizado por eles é de extrema importância para o meio ambiente e para a cidade. Assim, é preciso estar bem de saúde para exercê-lo", disse.
*Com informações da Ascom Alurb
