Cooperativismo
Associada à Unicafes-AL, Coopmaris recebe visita de Primeira-Dama da República
Ação faz parte de agenda do Governo Federal no Nordeste; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também estará presente

A Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris), associada da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) com sede em Maceió, vai receber nesta quarta (13) a Primeira-Dama da República, Janja Silva, a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, juntamente com o Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, José de Paula.
A visita tem como objetivo discutir pautas de extrema relevância para a valorização social e econômica das cooperadas, dando continuidade à ação iniciada pela Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que esteve na cooperativa em abril deste ano.
“Nós tivemos uma audiência pública com a Ministra das Mulheres há alguns meses, onde ela ficou de nos ajudar com a compra de equipamentos que estão faltando. Então elas também estão nos visitando por isso”, explicou a presidente da Coopmaris, Vanessa Santos.
A Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras é responsável por transformar a vida das marisqueiras que vivem às margens da Lagoa Mundaú, garantindo uma fonte de renda sustentável e condições dignas de trabalho para as cooperadas. Nasceu de um projeto que uniu Organizações Não-Governamentais (ONGs) e o Ministério Público do Trabalho para tirar as trabalhadoras da informalidade, combater a exploração e acabar com o trabalho infantil.
Segundo Vanessa, a vinda da Primeira-Dama e dos ministros representa um passo muito importante para a cooperativa.
“É de uma significância muito boa para nós, porque a gente está nessa luta há muito tempo. Várias promessas já chegaram e nunca foram concretizadas, mas agora, graças a Deus, vai chegar o recurso para a gente comprar os nossos equipamentos, para a gente poder trabalhar de uma forma mais digna e ter o nosso sururu mais valorizado”, declarou.A visita está prevista para as 08h da manhã. O evento contará com a presença de cerca de 100 mulheres.
