Cooperativismo

Catadores de recicláveis de cooperativas recebem serviços de saúde em Maceió

Intitulado 'Programa Saúde dos Catadores', a iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho para os cooperados

Por Redação com assessoria 11/08/2025 16h04 - Atualizado em 11/08/2025 16h04
Catadores de recicláveis de cooperativas recebem serviços de saúde em Maceió
Serviços de saúde foram disponibilizados gratuitamente para cooperados - Foto: Ascom Alurb

A segunda etapa do projeto Saúde dos Catadores de Recicláveis começou nesse fim de semana em Maceió. A iniciativa visa levar serviços de saúde para as cooperativas parceiras do município. 

Os cooperados receberam serviços de saúde como vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicose, fisioterapeuta e consulta com clínico-geral.

As primeiras cooperativas atendidas foram a Cooplum e a Coopvila, localizadas no bairro Cruz das Almas e Vila Emater, respectivamente. 

A ação é realizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que contribui para a promoção do bem-estar e motivação dos participantes.

"Todos os nossos 24 cooperados receberam serviços que não tem condições de parar o trabalho para receber. Então é muito importante para nós esse acompanhamento", afirmou Maria José, presidente da Cooplum.

Vânia Gomes, secretária da Coopvila também manifestou sua gratidão pelos serviços de saúde. "Nossa categoria é muito grande e enfrenta vulnerabilidade. Lidamos diariamente com os resíduos da sociedade. Então, essa ação significa muito para que possamos continuar cuidando do meio ambiente. Para isso, também precisamos nos cuidar para estar bem", disse ela.

E completou: "Essa ação mostra a importância do fortalecimento junto a Prefeitura de Maceió e o cuidado que eles têm conosco, que vai além do contrato de prestação de serviço que temos, mas vai no cuidado da saúde e na valorização humana."

A coordenadora das cooperativas, Ruany Bianca, afirma que a atividade traz benefícios para os catadores.

"São trabalhadores que pegam pesado no dia a dia e precisam desse cuidado. O serviço realizado por eles é de extrema importância para o meio ambiente e para a cidade. Assim, precisam estar bem de saúde para exercê-lo", disse.

No próximo sábado(16), a Alurb continuará com o programa em outra cooperativa.

Confira as datas:

16/08 - Cooprel Antares;

23/08 - Cooprel Benedito Bentes;

30/08 - Coopmundaú.