Cooperativismo
Cooperativas de Alagoas são destaque no Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar
Iniciativa, que vai percorrer nove regiões estratégicas do estado, começa por Arapiraca no dia 30 de maio.

Está tudo pronto para o 1º Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas, que vai começar pelo Agreste. A primeira etapa vai acontecer na Praça Luiz Pereira Lima, em Arapiraca, no dia 30 de maio, das 8h às 17h, e contará com 30 estandes de produtos que vão desde a alimentação até o artesanato, tudo de produtores locais arapiraquenses.
O Circuito é uma parceria entre a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) com o governo do estado, por meio das secretarias da Agricultura e Pecuária - Seagri e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS), juntamente com as prefeituras de cada município. Para a primeira edição, dez estandes serão preenchidos pela prefeitura de Arapiraca, e os outros 20 serão preenchidos a partir de um mapeamento feito pela Unicafes/AL e a Seagri.
Além de poder apresentar seus produtos direto à população, o produtor local vai ter acesso a palestras e mesas redondas para tirar dúvidas com o intuito de melhorar os negócios, como acesso a crédito, entre outros benefícios. O local também é uma boa oportunidade para a criação de parcerias entre as próprias cooperativas e outras que serão estratégicas para o produtor, como o programa Na Rota da Merenda Legal, que é um dos destaques do projeto.
O programa Na Rota da Merenda Legal é uma iniciativa da Unicafes/AL que promove a compra e inserção de produtos da agricultura familiar na merenda das redes estadual e municipal de ensino. Graças à iniciativa, o estado, que antes não comprava de produtores locais, já está comprando cerca de R$ 7.000.000 à R$ 8.000.000 por ano, beneficiando mais de 50 empreendimentos, segundo Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL.
“A Unicafes/AL já participou de outras ações interessantes de apoio à comercialização, que é o caso do armazém Alagoas Mais Cooperativa e de outras vendas institucionais para a Conab. Por isso, o Circuito de Feiras representa uma boa oportunidade para promover a produção e fortalecer a comercialização”, declarou Cardozo.
Os produtores de Arapiraca que se interessarem em fazer parte da primeira etapa do Circuito podem procurar a Unicafes/AL até segunda-feira, dia 26. As datas das próximas feiras e demais localidades serão divulgadas em breve.
