Cooperativismo

Com foco no Selo do Biocombustível Social, Unicafes-AL realiza encontro técnico em Arapiraca

Entre os destaques do encontro estão as discussões sobre o papel estratégico dos técnicos na verticalização da produção da agricultura familiar em Alagoas

Por BCCOM Comunicação 09/05/2025 10h10
Com foco no Selo do Biocombustível Social, Unicafes-AL realiza encontro técnico em Arapiraca
Evento tem como principal objetivo o fortalecimento das redes da agricultura familiar alagoana - Foto: BCCOM Comunicação

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e dos Empreendimentos Solidários de Alagoas (Unicafes-AL), por meio da Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, promove nesta sexta-feira (09) a 1ª Jornada Pedagógica da Federação Unicafes Alagoas, reunindo técnicos, cooperativas e parceiros no Polo Agroalimentar da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizado no povoado Bananeira, em Arapiraca.

O evento tem como principal objetivo o fortalecimento das redes da agricultura familiar alagoana, com atenção especial à inclusão de jovens, mulheres e à formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com as cooperativas.

A programação terá início às 8h com o credenciamento, café da manhã e distribuição de brindes. A partir das 9h, acontece a abertura oficial, com boas-vindas das lideranças da Federação e o lançamento da nova Cartilha de ATER, instrumento de apoio técnico e organizacional.

Entre os destaques do encontro estão as discussões sobre o papel estratégico dos técnicos na verticalização da produção da agricultura familiar em Alagoas, conduzida pelo presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, e pelo secretário de ATER, Aldo Teixeira. Logo após, será a apresentação da nova portaria sobre o Selo do Biocombustível Social com a palestra da assessora do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Andreia Veloso.

Ao longo do dia, os participantes também terão espaço para trocar experiências, relatar desafios e compartilhar boas práticas entre as cooperativas. O período da tarde será dedicado à análise da nova portaria, orientações sobre documentações exigidas e ao planejamento das ações de ATER, como dias de campo, cursos e palestras.
No encontro haverá um espaço dedicado ao intercâmbio de experiências entre os técnicos e as cooperativas envolvidas no Selo do Biocombustível Social, com a oportunidade de expor seus produtos e compartilhar desafios, conquistas e oportunidades de crescimento.

Algumas cooperativas também estarão expondo seus produtos agrícolas, oferecendo aos presentes a chance de conhecer e valorizar o que é produzido na agricultura familiar de Alagoas.