Cooperativismo
Cooperativas alagoanas participam do Festival Nordestino de Economia Solidária
O evento acontece de 7 a 11 de maio, em Salvador-BA, e é uma importante vitrine para a cooperativismo e economia solidária nordestinos

Cooperativas alagoanas e outros empreendimentos representarão Alagoas no I Festival Nordestino de Economia Solidária que acontece de 7 a 11 de maio, em Salvador, Bahia. Ao todo, 20 grupos, sendo 10 cooperativas, foram selecionados para levar a diversidade, a criatividade e a força do cooperativismo e da economia solidária alagoanos.
A seleção foi construída a partir de chamadas públicas e outras atuações do governo do estado. Além da feira para exposição e comercialização, o festival contará com painéis, atividades culturais, rodadas de negócios e espaços de diálogo entre gestores públicos, entidades de apoio e empreendedores dos nove estados nordestinos. De acordo com o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL), a região Nordeste concentra 40,3% das 20.670 iniciativas mapeadas no Brasil até 2024 - boa parte realizada por cooperativas - reforçando o papel estratégico do cooperativismo e da economia solidária na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O festival se consolida como uma importante vitrine para o cooperativismo e economia solidária nordestina, sendo uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das redes de comercialização e intercâmbio entre os estados. “É importante destacar as oportunidades de fortalecer os espaços de integração, intercooperação e comercialização para as cooperativas alagoanas. O Sescoop sempre estará oferecendo apoio para qualificá-las e para que possam estar conectadas com as necessidades do ambiente de negócio, não só dentro do mercado de Alagoas, mas também em âmbito regional e nacional”, concluiu o superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá Júnior.
