Cooperativismo
Com AL em destaque, Café com Cooperativismo discutiu mudanças no seleo biocombustível
Representantes de 40 cooperativas estiveram presentes para acompanhar a apresentação de novos projetos e propostas voltadas ao crescimento do setor no estado de Alagoas
A Unicafes Alagoas realizou mais uma edição do Café com Cooperativismo, durante a 41ª Expobacia Leiteira, no Parque Mair Amaral. O evento discutiu mudanças no selo biocombustível social, além de lançar emendas parlamentares e o Programa Estadual de Cooperativismo Solidário (PECSOL).
Na ocasião, representantes de 40 cooperativas estiveram presentes para acompanhar a apresentação de novos projetos e propostas voltadas ao crescimento do setor no estado de Alagoas. O governador Paulo Dantas participou da abertura, assinando programas de fomento ao cooperativismo, reforçando o papel estratégico das cooperativas na economia local.
A diretora de inovação e agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Vivian Libório, participou do encontro e apresentou a nova portaria do selo biocombustível social. "A mudança visa integrar a agricultura familiar à transição energética, ampliando a participação do setor na produção de biocombustíveis", disse Vivan, que destacou que Alagoas é um exemplo de sucesso na aplicação do selo e que espera ver o crescimento dessa iniciativa no estado.
Maria José Alves, presidente da UNICAFES Alagoas, destacou a relevância de promover o debate sobre cooperativismo no sertão. "O Café do Cooperativismo é um espaço rico em ideias e na prospecção de boas iniciativas para o setor. Tivemos debates importantes, incluindo a interlocução com o parlamento e o poder público, pautas extremamente necessárias para destravar processos de melhorias na gestão das cooperativas da agricultura familiar", afirmou Maria José.
Além das discussões sobre o selo, o evento também marcou o lançamento do projeto COPE do Futuro, que tem como objetivo capacitar jovens e mulheres cooperativistas. O programa pretende promover a geração de renda e fortalecer o papel dessas mulheres no desenvolvimento de produtos nas cooperativas, beneficiando diretamente cerca de 50 mulheres e 20 jovens, e indiretamente mais de 300 pessoas.
Veja a matéria completa do AL Rural:
.