Cooperativismo

Café do Cooperativismo vai debater o setor e a agricultura familiar durante a Expo Bacia Leiteira

Evento reforça o papel fundamental das cooperativas no desenvolvimento do setor agropecuário em Alagoas

Por BCCOM Comunicação 09/09/2024 16h04
Café do Cooperativismo vai debater o setor e a agricultura familiar durante a Expo Bacia Leiteira
Participarão do encontro diversas cooperativas da agricultura familiar - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) se prepara para mais uma participação de destaque na tradicional Expo Bacia Leiteira, que terá início nesta quarta-feira, 11 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha. Como parte da programação oficial, a Unicafes-AL promoverá o tradicional Café do Cooperativismo no sábado, 14 de setembro, a partir das 8h30.

Reconhecido como um importante espaço de debate sobre o cooperativismo e a agricultura familiar, o Café do Cooperativismo reforça o papel fundamental das cooperativas no desenvolvimento do setor agropecuário em Alagoas. Durante o evento, será lançado o programa Coop do Futuro, que visa à qualificação, mapeamento e fortalecimento da atuação de jovens e mulheres no campo, promovendo uma maior inclusão e renovação nas cooperativas.

“Estamos trazendo, por mais um ano, discussões de qualidade e iniciativas práticas que impactarão diretamente as cooperativas que representamos. Com os novos programas que lançaremos e ações que fortalecem nossas bases, seguimos firmes no compromisso de promover o desenvolvimento do cooperativismo em Alagoas,” destacou Maria José Alves, presidente da Unicafes-AL.

Participarão do encontro diversas cooperativas da agricultura familiar, representantes do poder público, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e profissionais do setor agropecuário. Um dos destaques será a presença do Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, que abordará a relação entre o parlamento e o cooperativismo, discutindo as políticas públicas que podem fortalecer o setor. Adicionalmente, o evento contará com palestras sobre a nova Portaria que institui o Selo Biocombustível Social, além de um debate liderado pelo secretário executivo do Cooperativismo de Alagoas, Adalberon Sá Júnior, sobre a relevância do cooperativismo na interlocução com o parlamento.

"O Café do Cooperativismo promete ser um espaço estratégico para consolidar a importância das cooperativas na economia local, especialmente para os produtores da região do semiárido alagoano, que encontram no cooperativismo uma forma de fortalecer sua atuação no mercado e garantir o desenvolvimento sustentável", concluiu Maria José Alves.