Cooperativismo

Com meta de reduzir em 30% a emissão dos gases do efeito estufa, Cooperativa atua em frentes sustentáveis

O objetivo é crescer e desenvolver-se como cooperativa, prezando por práticas sustentáveis que colaborem, de forma positiva, para os seres humanos e o planeta

Por MundoCoop 09/05/2024 10h10
Com meta de reduzir em 30% a emissão dos gases do efeito estufa, Cooperativa atua em frentes sustentáveis
Com meta de reduzir em 30% a emissão dos gases do efeito estufa, Cooperativa atua em frentes sustentáveis - Foto: Reprodução

Em seis anos, a meta da Cooperativa Santa Clara é reduzir em 30% a emissão dos gases do efeito estufa e possuir 100% das unidades próprias com energia renovável. Para isso, trabalha fortemente na descarbonização, com a utilização de energias renováveis, instalação de usinas solares e a adoção de economia circular, que também influência na diminuição dos gases de efeito estufa.

À vista disso, a Santa Clara recebeu o certificado com vigência no ano atual, comprovando a utilização de energia elétrica proveniente de fonte limpa, renovável e sem agredir ao meio ambiente. Essa iniciativa indica a redução de 1.332,125 toneladas de dióxido de carbono, igualando a preservação de 36.809 mudas de árvores. Desde 2010, acumula a redução de 21.586,810 toneladas de dióxido de carbono.

“Dentro dos pilares da ESG, que temos o cooperativismo como essência, atuarmos em projetos na redução dos GEE é um compromisso que assumimos em nossas operações, contribuindo assim para um mundo melhor, pois somos feitos de pessoas para pessoas,” comenta, Alexandre Guerra, diretor administrativo e financeiro da Cooperativa Santa Clara.

Outra frente refere-se à instalação, que ocorreu no ano passado, de usinas solares em 13 unidades de negócios, localizados em: Carlos Barbosa, São Pedro da Serra, Veranópolis, Fagundes Varela, Vila Maria, Estação, Selbach, Jacutinga, Ipiranga do Sul, Paim Filho e David Canabarro. No primeiro ano de funcionamento, resultou na redução acumulada de 1.236,78 toneladas de CO², correspondendo a 33.789 árvores plantadas, e a economia de 249,83 toneladas de carvão.

Economia circular


Além dessas ações, a Cooperativa aderiu a iniciativa Naturycycle do fornecedor Plastiweber, que utiliza embalagens geradas através de material plástico pós consumo, produzidas com fontes renováveis. Com isso, contabilizou do período de janeiro a dezembro de 2023, 41.010,96 kg de embalagens plásticas recicladas, gerando um benefício da redução de 82.022 kg de emissão dos gases de efeito estufa.

O objetivo é crescer e desenvolver-se como cooperativa, prezando por práticas sustentáveis que colaborem, de forma positiva, para os seres humanos e o planeta. As medidas de redução da emissão dos gases do efeito estufa, visam criar um ambiente limpo e saudável não corroborando em mudanças climáticas e impactos em escala global.